Procuradores do Estado vão defender valorização da classe na Aleam

Procuradores do Estado vão defender valorização da classe na Aleam - Foto: Divulgação

Durante a homenagem ao Dia do Procurador do Estado, a classe deverá realizar um ato em defesa e valorização dos profissionais, na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam).


Conduzida pelo presidente da Aleam, deputado David Almeida (PSB), a cerimônia ocorrerá amanhã (quarta-feira), 21, às 11h, no Auditório Dep. Belarmino Lins, onde, atualmente, funciona o plenário da Casa Legislativa, na zona Centro-Sul de Manaus.

O dia 13 de novembro de 1972 foi escolhido para ser comemorado o Dia do Procurador do Estado do Amazonas, por coincidir com o aniversário da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM).

Procuradores do Estado vão defender valorização da classe na Aleam – Foto: Divulgação

A Lei Orgânica da PGE estabelece essa data como forma de reconhecimento do mérito da Advocacia Pública, no fortalecimento da consultoria, defesa do Estado e dos interesses da coletividade. A procuradoria possui, aproximadamente, 93 procuradores (entre ativos e aposentados) e 149 servidores.

Neste ano, a Associação dos Procuradores do Estado do Amazonas (Apeam) luta para que a classe seja priorizada na escolha do novo procurador-geral do Estado, a ser definido pelo governador eleito. A Constituição Estadual permite ao chefe do Executivo Estadual a nomeação de um advogado de fora da instituição para o cargo, prática que não vem ocorrendo nos últimos governos.

Exemplo

O governo do Estado de Pernambuco promulgou, neste mês, a Emenda Constitucional 043/2018 aprovada, por unanimidade, pela Assembleia Legislativa (ALE-PE) que torna o cargo de chefe da Procuradoria Geral do Estado exclusivo a integrantes da instituição.

A alteração teve o objetivo de valorizar a experiência dos servidores públicos de carreira e passa a vigorar neste ano. Pela nova regra, o governador continua fazendo a escolha do nome para chefiar a PGE, com a mudança de que o gestor deverá ser oriundo do quadro efetivo da procuradoria.

Artigo anteriorPrefeitos ganham espaço na comissão de transição de Wilson Lima
Próximo artigoForça Tática prende homem com entorpecentes no Japiim II

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui