Programa Saúde Itinerante beneficia mais de 38 mil pessoas no AM, em 2015

Atendimento do Programa, em Manacapuru/Foto: Nathalie Brasil

O Programa Amazonas Saúde Itinerante, da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), beneficiou, em 2015, cerca de 38.632 mil pessoas de 55 municípios do Estado, com atendimentos médico-cirúrgicos e consultas especializadas. O programa, que tem o objetivo de levar atendimento médico para a população do interior, realizou, nesse período, cerca de 105 ações nas áreas de cirurgia geral e ginecológica; cirurgias de catarata e labioleporino e consultas oftalmológicas com dispensação de óculos.
Em cumprimento ao planejamento das ações do ano passado, o Programa Amazonas Saúde Itinerante está realizando nesta sexta-feira, 8 de janeiro, e sábado, 9, no município de Manacapuru (a 84 quilômetros de Manaus) atendimentos nas áreas de cirurgia geral e ginecológica. Cerca de 140 pessoas devem ser beneficiadas principalmente nos procedimentos cirúrgicos de vesícula; hérnia e retirada de útero.


Conforme a coordenadora do programa, Carmelita Alves, as ações no interior ajudaram os moradores a terem acesso aos diagnósticos que antes eram somente realizados na capital. “Muitas pessoas que precisavam fazer cirurgias importantes para a saúde conseguiram realizar com os atendimentos oferecidos pelo programa. Nesse tempo fizemos muitos procedimentos em cirurgia geral e ginecológica, sendo os procedimentos de hérnia e vesícula como as maiores demandas”.

Entre os dias 15 e 17 de janeiro, será a vez do município de Itacoatiara (a 200 quilômetros de Manaus) a receber ações do Programa Amazonas Saúde Itinerante. Na cidade serão realizadas uma média de 150 atendimentos na área cirúrgica.

Satisfação – Para a população de Manacapuru, o mutirão itinerante foi importante por oferecer condições de retomada da qualidade de vida. Após passar dois anos com problema de hérnia renal, o agricultor Edson Chagas, 66, vai poder voltar às suas atividades de cultivo e plantação de frutas e hortaliças em seu sítio, localizado no km 21, da estrada que leva ao município de Novo Airão.

“Espero ter mais saúde para poder eu fazer o que mais gosto, que é trabalhar nas minhas plantações. Essa oportunidade foi como um milagre na minha vida porque faz um tempo que precisava operar e de repente recebi um telefonema para eu ser atendido”, disse.

A aposentada Maria Rocicleia, de 56 anos, disse estar mais aliviada depois da cirurgia de retirada de pedra na vesícula. “É muito bom poder dar um basta no sofrimento porque muitas vezes vinha para o hospital já sem condições e, com esse mutirão, foi uma grande ajuda para todos nós”.

Artigo anteriorProjeto de Lei cria o Conselho Estadual da Igualdade Racial no Amazonas
Próximo artigoCiganerey, intérprete oficial da Mangueira, vai estar no Lapa amanhã, sábado (09)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui