Projeto Prioritário do Idam irá revitalizar o processo de produção da borracha no AM

Foto: Reprodução

Aproximadamente mil seringueiros de 11 municípios do Amazonas poderão ser beneficiados com o Projeto Prioritário para a Cadeia Produtiva da Borracha. A iniciativa é do governo do Amazonas, por meio de projeto coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), que está contribuindo para revitalizar a produção de borracha do estado.


Os municípios de abrangência do projeto são Carauari, Jutaí, Eirunepé, Pauini, Boca do Acre, Lábrea, Canutama, Humaitá, Manicoré, Nova Olinda do Norte e Itacoatiara.

De acordo com o coordenador do projeto, o engenheiro florestal do Idam, Luiz Rocha, o objetivo é levar tecnologias aplicadas à cadeia produtiva da borracha, respeitando o modo como os seringueiros já trabalham. Já foram selecionados 530 seringueiros. “A implementação de práticas voltadas ao extrativismo possibilitará a geração de renda de forma compatível com a conservação dos recursos naturais, para que seja possível valorizar e respeitar o modo de vida dos agricultores e também da biodiversidade”, destaca o engenheiro.

Segundo Luiz Rocha, a produção de borracha tem mercado garantido e é uma alternativa de renda e melhoria na qualidade de vida dos agricultores. O produto pode ser comercializado diretamente com as empresas de Manaus, e já há uma grande procura por parte da indústria pneumática. “Empresas demandantes do Polo Industrial de Manaus já demonstraram interesse na compra da matéria-prima dos extrativistas”, afirma o coordenador.

Artigo anteriorDetran-AM flagrou 277 motoristas embriagados no Carnaval
Próximo artigoJovem de 15 anos é decaptado e tem corpo enterrado no Monte Horebe

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui