PSDB pede ao TSE auditoria na apuração de votos da eleição no segundo turno

Aécio Neves discursa após anúncio do resultado/Foto: André Penner(AP)
Aécio Neves discursa após anúncio do resultado/Foto: André Penner(AP)
Aécio Neves discursa após anúncio do resultado/Foto: André Penner(AP)

O PSDB apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um pedido de auditoria especial no sistema de votação, apuração e contagem dos votos das eleições deste ano. A solicitação foi feita pelo deputado reeleito Carlos Sampaio (PSDB-SP), no final da tarde de ontem, quinta-feira (30).

Em nota oficial, divulgada no site do diretório estadual do partido em São Paulo, o PSDB afirma que possui “absoluta confiança de que o TSE cumpriu seu papel”, mas diz que diversas “denúncias sobre fatos ocorridos durante a votação” aconteceram no último dia 26 de outubro, data do segundo turno das eleições.


“Com a introdução do voto eletrônico, as formas de fiscalização, auditagem dos sistemas de captação dos votos e de totalização têm se mostrado ineficientes para tranquilizar os eleitores quanto a não intervenção de terceiros nos sistemas informatizados”, diz a nota.

Segundo o deputado, o pedido “nada tem a ver com o pedido de recontagem ou questionamento do resultado” das eleições, que deram a vitória para a candidata Dilma Rousseff (PT) na disputa pela Presidência da República. “É um pedido de auditoria no sistema, com o acompanhamento do TSE e de técnicos indicados pelos partidos, para evitar que esse sentimento de que houve fraude continue a ser alimentado nas redes sociais”, afirma o deputado.

Artigo anteriorProtestos contra presidente Compaoré deixa 30 mortos em Burkina Faso
Próximo artigoFAB encontra avião desaparecido em Roraima, sem os cinco passageiros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui