PT tem vários nomes, mas nenhuma candidatura decidida à Prefeitura de Manaus em 2024

Luiz Borges (C) ladeado peo Valdemir Santana e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffamann - foto: divulgação

A reboque da visita da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, ao Amazonas, no último final de semana, começaram a surgir vários nomes de prováveis ‘candidatos a candidato’ a prefeito de Manaus, nas eleições 2024, pelo Partido dos Trabalhadores.


Ocorre que, para ser candidato a cargos majoritários e proporcionais pelo PT, é necessário esperar o calendário de inscrição de candidaturas, que é feito pelo Diretório Nacional, o segundo passo é passar pela aprovação de nome. Se tiver mais de um concorrente à vaga, o interessado terá de se submeter às prévias do Partido.

Normalmente, as escolhas de nomes passam pela decisão dos Diretórios Municipais, em caso de candidatura majoritárias em municípios do interior, além de ter que passar pelo crivo da Federação (PT, PV, PCdoB), e reunir-se com as executivas municipais dos partidos.

Capital

No caso da Capital, a direção nacional sempre tira uma resolução às vésperas das eleições, informando que as candidaturas, obrigatoriamente, terão de passar pelo seu aprovo. O caminho é longo e, qualquer que seja a candidatura lançada agora, tem mais a intenção de se fazer lembrado. Tipo: ‘olha eu aqui’.

Eleições 2024

O próximo pleito municipal será em outubro de 2024. As datas exatas das eleições ainda não foram definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Porém, o primeiro turno sempre é marcado para o primeiro domingo de outubro, que será no dia 06.

Já o 2º turno, acontecerá no último domingo do mês, que será no dia 27.

Portanto, daqui a um ano e seis meses, mas, para não perder a carona, alguns personagens filiados ao partido resolveram lançar-se candidatos por sua própria conta e risco.

Pretendentes

Além de Anne Mora, que a dias vem testando popularidade junto à militância, surgiu ontem, mais um pretendente a prefeito de Manaus, o filósofo, líder negro no PT-AM, Luiz Borges, que disputou vaga de deputado federal nas Eleições de 2022, mas não conseguiu se eleger.

Contudo, tem nomes com maior densidade eleitoral, que também podem estar pleiteando a vaga, no caso, o ex-deputado federal José Ricardo, o ex-senador João Pedro, o sindicalista Valdemir Santana, o advogado José Barroncas e até o vereador Cícero Custódio, ou, nenhum destes.

Artigo anteriorEstrela do Norte e Amazonas FC vencem na 1ª rodada da Copa Reis Filho de Futsal Adulto Feminino
Próximo artigoEx-presidente da Câmara de Iranduba é multado em mais de R$535 mil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui