Quase 3 milhões de pessoas já possuem a CNH Digital no Paraná

crédito: divulgação/Adobe Stock

A CNH Digital é a forma eletrônica do documento que habilita os condutores a dirigirem seus veículos automotores


Nos últimos anos, a tecnologia tem revolucionado diversos aspectos da nossa vida cotidiana, e não poderia ser diferente no setor de trânsito e transporte. Um exemplo claro dessa revolução é a CNH Digital, uma alternativa moderna e prática ao tradicional documento físico de habilitação.

Com o avanço da digitalização, cada vez mais pessoas têm aderido a essa nova forma de portar sua Carteira Nacional de Habilitação. No estado do Paraná, esse fenômeno é ainda mais evidente, de acordo com dados do Detran-PR, cerca de 2.993.354 paranaenses já utilizam a CNH Digital em seus smartphones, o que representa mais da metade do total de habilitados no estado.

O que é e como funciona a CNH Digital?

 A CNH Digital é uma versão eletrônica da CNH, documento que habilita condutores a dirigirem veículos automotores, válida em todo o território nacional. Ou seja, ela substitui o documento físico como porte obrigatório para condução de veículos e também pode ser utilizada como documento de identificação em diversas situações do dia a dia. Além da praticidade de ter a CNH sempre disponível no smartphone, a versão digital oferece outros benefícios, como a redução da burocracia e a possibilidade de apresentar o documento de forma mais rápida e segura em diversas situações do cotidiano.

Para obter a CNH Digital, o processo é simples:

  1. Baixe o aplicativo oficial do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran);
  2. Realize seu cadastro informando os dados pedidos;
  3. Siga as instruções para validar a sua versão digital.

Impacto da CNH Digital no Paraná

 Com quase 3 milhões de pessoas utilizando a CNH Digital no Paraná, o estado se destaca como um dos líderes na adoção dessa tecnologia no país. Esse número representa aproximadamente 50,7% do total de habilitados no estado, segundo levantamento realizado pelo Detran-PR em parceria com o Serpro, empresa pública de tecnologia que atende o governo federal. Em termos nacionais, os paranaenses correspondem a 7% do total de condutores que aderiram à versão digital da CNH.

Essa crescente adesão à CNH Digital também está relacionada ao contexto do setor automotivo. Em novembro do ano passado, o emplacamento de veículos aumentou em 5,3% em comparação com o mesmo mês de dois anos anteriores, segundo dados da Fenabrave. Esse aumento no número de veículos em circulação pode estar diretamente ligado à praticidade oferecida pela CNH Digital, que acompanha a tendência de digitalização do setor.

Diante do crescente número de paranaenses que adotaram a CNH Digital, fica evidente que a tecnologia tem desempenhado um papel fundamental na modernização do setor de trânsito e transporte. Além de oferecer praticidade e segurança aos condutores, a versão digital do documento contribui para a redução da burocracia e para a agilidade nos processos do dia a dia. Com a continuidade desse processo de digitalização, podemos esperar que cada vez mais pessoas adotem essa tecnologia, tornando-a ainda mais presente no cotidiano dos brasileiros.

Artigo anteriorMaternidade municipal reforça pedidos de doação de leite materno para bebês prematuros
Próximo artigoForças de Segurança apreendem armas e munições em Jutaí

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui