Recado Amazônico – por Evandro Carreira

Ex-senador Evandro Carreira e Abel Alves
Ex-senador Evandro Carreira e Abel Alves na Praça do Jaraqui.

Amazônia é a melhor grife, a melhor marca, a melhor propaganda do mundo, nem a coca-cola empata com a Amazônia, Manaus, o Para e Belém nunca souberam aproveitar este marketing.
A utilização de um plano racional, científico, sinceramente ecológico, ligando a preocupação que o resto do mundo tem com o destino da Amazônia e as nossas carências, como guardiães desse patrimônio fito-zoológico incomensurável, sensibilizará fatalmente o resto do mundo, principalmente os países ricos, sem que tenhamos de fazer o jogo suicida do capitalismo selvagem, desmatando, depredando a nossa floresta, ainda não inventariada, ninguém conhece a equação do arranjo multi-pluri-heterogêneo do bioma amazônico.
A uma sociologia fitozoológica na Amazônia totalmente desconhecida.
Precisamos urgentemente da Universidade Biológica da Amazônia, para começar a fazer o inventário da Hiléia, e saber quem é quem, quem ama quem, quem odeia quem, entre as árvores, os insetos, os peixes, os répteis, as minhocas, os mamíferos, as aves, o rio, o sol, o calor, a chuva, a umidade.
Uma coisa é real, certa, inequívoca, o homem não participa dessa sinfonia biológica, e quando atua obediente ao modelo econômico consumista, desequilibra e perturba a sinfonia de vida da Amazônia.
Urge, antes que seja tarde, introduzir o homem nessa sinfonia biológica, graças ao computador, ao microscópio eletrônico e de tunelamento, a espectroscopia ultrarrápida a laser, e a televisão, decifrando a hidroesfinge amazônica e pondo-a a serviço da humanidade, sem desequilibrá-la.
Concluo obviamente que a prioridade máxima, será a instalação e funcionamento imediato da universidade biológica da Amazônia, voltada fundamentalmente para a pesquisa, para o esvurmar, para a anatomização de sua biodiversidade, decifrando suas interações foto-zoológicas. A Universidade terá a responsabilidade de conscientizar o ser humano, a se colocar integralmente como elo biogeocenósico da Amazônia, sem a estúpida arrogância de ser mais importante que o jacaré, o peixe-boi, o acari-bodó, a minhoca, o besouro, o pernilongo, a mutuca, o mucuim, o pau-rosa, a embaúba, o cupuaçu, o feijão de praia, o microcyclus ullei, o plasmodium, as bactérias, o igarapé, o igapó, o sol, a chuva, e as energias sutis, inefáveis, ainda não detectadas, mas com certeza integrantes da catástase amazônica, da homeostasia amazônica.
Todo planejamento para a Amazônia deve obedecer sua vocação fundamental, que é hidrográfica e solar, valendo todos os corolários que decorrem do axioma-água e sol-, como soem ser as vocações ictiológica, varzeana, extrativista, ribeirinha, hidroviária, turística, usina de alimentos e fármacos, através da sua biodiversidade.
A Amazônia é pulmão do mundo, não é o único, mas é, reconheço que o metabolismo da floresta amazônica consome a maior parte do oxigênio que produz, porém é a fotossíntese que retira CO2 (dióxido de carbono) da atmosfera, o maior responsável pelo fenômeno estufa, e o aproveita no seu metabolismo de carboidratos, passo inicial para os aminoácidos e em seguida proteínas. A floresta amazônica é um pulmão que a filtra a atmosfera, retirando CO2.
A Amazônia é um mega bioma, um surper organismo, é a soberba hidroesfinge do terceiro milênio, o homem a decifra ou desaparecerá, muito mais rápido que os dinossauros, cujo domínio do planeta terra foi de 200 milhões de anos.
Tu sabes a idade do homem? Do homo sapiens? Não tem mais de 500 mil anos, seus antepassados os australopitecos, não vão além de oito milhões de anos.
Pobre homem!!!.. Estúpido homem!!!.. e se arvora a última coisa. O telescópio Hubber, está comprovando a existência de bilhões de galáxias, milhões de vezes maiores que a insignificante Via Láctea, onde o nosso sistema solar está inserido, e não esqueçam a complexibilidade da Via Láctea, com cerca de 200 bilhões de estrelas, milhões de vezes maiores do que o nosso sol.
Pobre homem!!!.. estúpido homem!!!.. e ainda acredita que é a imagem de Deus, o único nesse mundão de nonilhões de sistemas solares superior as seu.
Deus é inapreensível, é irracional, mas se revela se mostra, através da natureza, das leis da física, da química e da biologia, são as únicas e autenticas provas, e revelações da vontade, e da existência do grande arquiteto dos universos.
A maior lição socialista está no sinergismo hidrohéliofitozoológico da floresta amazônica, onde a interação dos seus componentes é tão intima, que os indivíduos se anulam em beneficio de todos, isto é socialismo, isto é cristianismo puro, em essência. (Brasília, agosto de 1976).
*Evandro Carreira é ex-senador da República pelo Amazonas


Artigo anteriorPrêmio da Mega-Sena da Virada deve pagar R$ 240 milhões
Próximo artigoAção de cidade dos EUA contra Petrobras inclui Graça Foster

1 COMENTÁRIO

  1. Excelentíssimo Dr. Evandro Carreira,
    Assisti ontem ao documentário “Terceiro milênio”. Não bastasse desfrutar o conteúdo do filme, assoberbado por vossa presença e fundamental protagonização, fui brindado com os comentários de meu pai, Jorge Baleeiro de Lacerda, que vez essa mesma viagem em vossa companhia, em período próximo. A resolução da equação amazônica não só é necessária como urgente! Selva!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui