Recuperados da Covid-19 deverão coletar plasma convalescente

Foto: Reprodução

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas convoca pessoas que já tenham se recuperado da Covid-19 para a doação de plasma convalescente. A coleta do plasma funcionará por agendamento, que pode ser feito por meio dos números (92) 3655-0166, 98421-4184 e 99984-4585, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


O procedimento para doação de plasma será idêntico ao processo de doação de sangue comum. Porém, para o plasma convalescente, o candidato precisa atender a alguns critérios específicos, tais como: ser do sexo masculino; ter entre 18 e 60 anos; comprovar que teve Covid-19 confirmada por meio do teste PCR; no mínimo 30 dias após o desaparecimento total dos sintomas; que não tenha tido hepatite B ou C, sífilis, HIV, HTLV ou doença de Chagas.

A coleta do plasma convalescente para auxiliar no tratamento da Covid-19 tem aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e foi formatado em um protocolo que também está em andamento em diversos estados brasileiros.

Junho Vermelho – Além dos doadores de plasma convalescente, o Hemoam entrou no clima do Junho Vermelho e está convocando doadores regulares de sangue para manter os estoques de sangues em níveis adequados. Historicamente, no período de junho há uma baixa considerável na doação por todo o país. Por essa razão os hemocentros de todos os estados mobilizam os doadores para reverter a situação.

Artigo anteriorRemédio ou veneno? Depende da dose – por Dr. Raul Canal
Próximo artigoEirunepé recebe respiradores e desfibrilador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui