Renda do trabalhador aumentou 2%, em média no AM, diz José Ricardo

Deputado José Ricardo(PT)/Foto: Divulgação
Deputado José Ricardo(PT)/Foto: Divulgação
Deputado José Ricardo(PT)/Foto: Divulgação

Com base em indicadores relacionados ao mercado de trabalho, o deputado estadual José Ricardo (PT) disse na Assembleia Legislativa do Amazonas , na manhã de hoje, quarta-feira (20), que houve aumento, tanto da renda do trabalhador como no número de postos de trabalho, em 2013, no Estado do Amazonas.

De acordo com o parlamentar, a renda do trabalhador amazonense aumentou quase 2% em média no Estado, enquanto o incremento no número de empregos foi superior a 4%. “Anualmente, temos tido crescimento no nível de emprego tanto no Brasil, que em 2013 teve 1,4 milhão de empregos formal, como no nosso Estado do Amazonas”, assegurou.

José Ricardo lamentou que ainda haja desigualdade no mercado de trabalho se comparado o salário pago às mulheres em relação aos homens, o que requer árdua luta para mudar esse quadro. No entanto, destacou que dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) apontam que as mulheres com ensino superior possuem 36% mais vagas de emprego em relação ao sexo oposto.  Em 2013, foram 68 mil postos para elas contra 50 mil para eles.

Entretanto, mencionou o deputado, “a remuneração dos homens com ensino superior ainda é 52% maior do que as mulheres. Ou seja, o sexo feminino acaba tendo mais oportunidades, porem continua ganhando na média menos do que os homens”.

Acidente

José Ricardo fez um registro da explosão ocorrida na Refinaria de Manaus (Reman), no último sábado (16), que atingiu um trabalhador petroleiro que está hospitalizado no Pronto Socorro 28 de Agosto. O deputado se juntou às reivindicações dos trabalhadores petroleiros que cobram modernização nas estruturas da Reman. “Há muito tempo o sindicato se manifesta no sentido de cobrar investimentos por parte da refinaria que tem equipamentos defasados, oferecendo perigo aos trabalhadores”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui