Restaurantes e Cozinhas Populares da Seas apoiam pessoas em vulnerabilidade social

Foto: Kerolyn Leigue

Os Restaurantes e Cozinhas Populares mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), estão atendendo seus usuários em horário diferenciado e como ponto de entrega de refeições.


A medida segue as orientações do Decreto n° 43.234, que dispõe sobre os cuidados para enfrentamento da emergência de saúde pública em decorrência do novo coronavírus.

As refeições nos Restaurantes Populares estão sendo acondicionadas em embalagens de isopor (quentinhas) para garantir a segurança dos usuários e dos colaboradores. As senhas para a compra das refeições nos restaurantes, cujo preço é de R$ 1,00, podem ser adquiridas a partir das 8h. O horário e os dias de entrega das refeições são de segunda a sexta-feira, a partir do meio-dia.

As Cozinhas Populares, que ofertam sopas de forma gratuita, funcionam de segunda a sábado. A entrega das senhas também é realizada a partir das 8h, e a entrega das sopas inicia ao meio-dia e se estende até o final da demanda (por volta de 14h).

A secretária titular da Seas, Maricília Costa, acentua que é importante manter o serviço para que as famílias em situação de vulnerabilidade não enfrentem a insegurança alimentar em meio à pandemia pela Covid-19.

Foto: Kerolyn Leigue

Ao entrarem nas unidades, os usuários são orientados a lavar as mãos com água e sabão em um lavabo localizado logo na entrada dos restaurantes e cozinhas, ou a higienizar as mãos com álcool em gel. O uso de máscara é obrigatório, e a entrada para o recebimento das refeições está sendo ordenada para evitar aglomerações.

A supervisora do Restaurante do Centro, Maria da Conceição Alves Lima, informa que 400 refeições estão sendo ofertadas diariamente.

Direito à alimentação – Sob os cuidados do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB/Seas), via Gerência de Ações Descentralizadas de Segurança Alimentar (Gadsan), as refeições servidas nos Restaurantes Populares fazem parte do Projeto de Garantia do Direito à Alimentação e têm preço simbólico de R$ 1 porque são subsidiadas pela iniciativa privada, por meio de uma parceria público-privada.

As sopas, oferecidas gratuitamente nas Cozinhas Populares, são custeadas pelo Governo do Estado. Os sabores são variados, incluindo sopa de carne, de mocotó e de feijão, dentre outras.

Endereços dos Restaurantes e Cozinhas Populares

Restaurantes Populares
• Restaurante Popular Centro: Rua Joaquim Nabuco, 847 (antigo prédio do Sine)
• Restaurante Popular Novo Israel: Rua Bom Jesus, s/nº, Novo Israel (entre a delegacia e o Caic)
• Restaurante Popular Compensa: Rua Izaurina Braga, 543
• Restaurante Popular Jorge Teixeira: Rua Cássia Baiana, 340 (próximo à Escola Estadual Vasco Vasques)

Cozinhas Populares (Sopões)
• Cozinha Popular Alfredo Nascimento: Rua Marcos Cavalcante, esquina com rua 2
• Cozinha Popular Rio Piorini: Alameda Rio Negro, esquina com a rua Amazonas
• Cozinha Popular Parque São Pedro (Carbrás): Rua Edwirges, s/nº, Parque Carbrás (antiga Rua Plácido – Invasão da Carbrás)

 

Artigo anteriorPrefeitura discute alinhamento de ações estratégicas para volta às aulas
Próximo artigoGoiás doa cilindros de oxigênio para o Amazonas, diz Marcelo Ramos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui