Revitalização avança no Centro Histórico de Manaus

Foto – Márcio James / Semcom

Uma das marcas da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, a requalificação do Centro Histórico de Manaus ganha novo fôlego este ano com o avanço das obras que antes integravam o PAC Cidades Históricas do governo federal. Agora, por administração direta, dentro do programa “Manaus Histórica”, as ações estão sendo intensificas pela prefeitura e já com novos projetos em execução, como o restauro do Pavilhão Universal e da Biblioteca Pública Municipal João Bosco Pantoja Evangelista, ambas licitadas.
“Valorizar o Centro Histórico, para mim, é valorizar nossa identidade, o nosso povo. Graças a nossa organização financeira, conseguimos assumir a continuação das obras de revitalização, uma vez que o governo federal não atendia o nosso cronograma e ocasionou atrasos. A conclusão do projeto é mais um dos presentes em homenagem aos 350 anos de Manaus e que sinto muito orgulho em realizar”, destacou o prefeito ao citar o pacote de obras pelo aniversário da cidade, que está dividido em cinco eixos temáticos e também envolvem novos projetos em saúde, educação, infraestrutura, assistência social, trabalho e empreendedorismo.


Localizado na praça Tenreiro Aranha, na rua Guilherme Moreira, e já requalificado pela prefeitura, o Pavilhão Universal está em processo de desmontagem para restauro das estruturas metálicas e demais elementos arquitetônicos. Após o processo de restauro, com valor estimado em R$ 1.088.463,10, o Pavilhão será montado novamente e implantado na praça Adalberto Valle, do outro lado da rua, em frente ao Bar Jangadeiro, espaço que também recebeu trabalho de infraestrutura, resgatando os traçados originais.

Foto – Márcio James / Semcom

Outra obra que estava sendo esperada pela população e que já teve os serviços iniciados é a Biblioteca Pública Municipal João Bosco Pantoja Evangelista, ao lado da praça do Congresso, orçada em R$ 2.312.281,45.

“O Pavilhão Universal foi o primeiro a ser licitado e deve ficar pronto até o final deste ano. Um dos belos exemplares da arquitetura neoclássica, o Pavilhão foi construído em 1912 e irá compor um importante contexto no projeto de ressignificação do Centro Histórico de Manaus”, disse o coordenador dos projetos do ‘Manaus Histórica’, do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Almir de Oliveira. “Já a Biblioteca Municipal, também com as obras iniciadas, tem término previsto para março de 2020”, completou.

O prédio da antiga Câmara Municipal de Manaus, na avenida Sete de Setembro, teve sua licitação concluída no último dia 6 e nos próximos dias, também terá suas obras iniciadas.

Foto – Márcio James / Semcom

Vistoria em prédios abandonados

Paralelo à revitalização de prédios históricos, a Prefeitura de Manaus, em parceria com outros órgãos municipais e o Corpo de Bombeiros, também tem feito um importante trabalho para solucionar a questão de prédios abandonados no Centro da capital. Ao todo, 60 imóveis foram vistoriados, atendendo também a ação do Ministério Público Estadual (MP-AM).

Dos 60 imóveis vistoriados, 23 estavam ocupados e em bom estado de conservação. Outros 37 receberam notificação do Implurb para limpeza e manutenção do terreno, sob pena de outras sanções administrativas. Do grupo, 18 proprietários atenderam a demanda e realizaram a limpeza das suas áreas particulares e 19 tiveram aplicação de multas, em razão do não atendimento das notificações.

O plano de ação prevê, além do mapeamento, vistoria e notificação dos proprietários dos imóveis particulares, a elaboração de laudos e ação de desapropriação, conforme legislação em vigor. No caso de Manaus, o Plano Diretor precisa ter regulamentação específica para contemplar destinação a esses bens particulares, como prevê, por exemplo, o IPTU progressivo.

Denúncias podem ser feitas ao Disque Ordem, pelo 161, ou no 3625-5340, em horário comercial, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

Artigo anteriorA Violência no Deserto – por Gaudêncio Torquato
Próximo artigoMoro abandona coletiva em Manaus após ser questionado sobre mensagens

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui