Rio Preto adere campanha de Conscientização e Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa

Foto: Lucinei Filho

No dia 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização e Combate a Violência Contra a Pessoa Idosa, e para alertar a população sobre casos de violência envolvendo pessoas da terceira idade, foi realizado na manhã desta terça-feira (14), na Câmara Municipal de Rio Preto da Eva, o Manifesto Junho Violeta, uma ação da Prefeitura de Rio Preto da Eva, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Convivência do Idoso, CRAS, CREAS e Coordenação de Cultura, com uma vasta programação direcionada a esse público-alvo.


Foto: Lucinei Filho

“Nós temos muitos problemas no município, de filhos, netos, que sacam o dinheiro dos idosos, que fazem empréstimo no nome deles, esse é um tipo de violência, infelizmente muito comum, a gente precisa falar sobre o assunto. Os idosos precisam entender que eles estão tendo os seus direitos negligenciados, e essa programação foi voltada pra isso”, informou Ana Reis, coordenadora do Centro de Convivência do Idoso de Rio Preto da Eva.

Foto: Lucinei Filho

Durante toda a manhã foram realizadas palestras com psicólogos e assistentes sociais da Rede de Proteção, encenação de peças teatrais, muita música e dança, tudo para acolher os idosos e informar de forma descontraída, sobre os direitos que são assegurados a eles. Dona Telma, de 56 anos, se emocionou com a peça de teatro que retratava uma avó violentada física e financeiramente pela neta. “Essa peça mexeu muito comigo, mexeu tanto que deu vontade de subir lá no palco e bater nessa neta. Eu já presenciei muitas vezes esse cenário de violência, minha avó, meus pais, então esse assunto sempre me deixa emocionada”, disse ela.

Foto: Lucinei Filho

A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Rio Preto da Eva, Kézia Carneiro, explicou como é feito o atendimento às vítimas de violência. “A gente conta com o apoio de toda a rede de proteção, de um vizinho, um agente comunitário, um presidente de comunidade, que tenha identificado algum tipo de violência contra o idoso, que leve essa denúncia até o CRAS, CREAS, a assistência social do município, que a gente vai estar atendendo essas demandas, fazendo as visitas, e tomar as medidas cabíveis, caso se confirme a negligência”, frisou ela.

Durante o evento ainda foram servidos lanches e sorteados brindes para os idosos. As ações do Junho Violeta vão continuar durante todo o decorrer do mês.

Foto: Lucinei Filho

Atenção aos Idosos

Em Rio Preto da Eva atualmente são atendidos 298 idosos no Centro de Convivência da zona urbana, alguns são acamados e recebem visitas dos agentes em casa. Já na zona rural, estão cadastrados 130 idosos.

Eles participam de aulas de ginástica, atividades físicas, zumba, grupo de canto coral, bailes, brincadeiras e alguns estão até concluindo o ensino médio por meio do EJA, Educação de Jovens e Adultos. Uma piscina também está sendo construída para as aulas de hidroginástica.

Artigo anteriorBolsonaro veta retomada do despacho gratuito de bagagens em voos
Próximo artigoPrograma Leite do Meu Filho alerta sobre mudanças no preenchimento do formulário

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui