Rio Preto faz o lançamento do Distrito Bioagroindustrial durante encontro com lideranças

Foi realizado na última segunda-feira (27), no Caboco Chibata, em Rio Preto da Eva, o Encontro de Lideranças Comunitárias, que reuniu mais de 600 pessoas para discutir assuntos importantes para o futuro do município.


O evento teve como pauta principal o lançamento e as discussões dos investimentos para o Distrito Bioagroindustrial (Biodarpe), além de temas relacionados ao setor primário da região, como a regularização fundiária, assistência técnica rural, escoamento da produção, recuperação de ramais, licenças ambientais e implantação de cinco Agrovilas.

Foto: Reprodução

O Distrito Bioagroindustrial teve sua área doada pelo Conselho de Administração da Suframa (CAS), em dezembro de 2020, e já possui aproximadamente 20 empresas cadastradas, com a expectativa de geração de mais de 10 mil empregos nos próximos 10 anos, onde serão trabalhadas a produção de polpa de frutas, processamento de medicamentos, fitoterápicos, entre outras mercadorias.

Na sua implantação, o projeto passará por estudos de impacto ambiental para criar leis municipais com regulamento e norma de instalação das indústrias. “O Biodarpe vem pra fortalecer a economia de Rio Preto da Eva, gerar emprego para a população, transformar o município em um grande polo industrial do interior do Amazonas”, disse Anderson Sousa, prefeito de Rio Preto.

Foto: Reprodução

Durante o encontro, o município de Rio Preto da Eva ainda recebeu 8 tratoritos, frutos da parceria entre o governo e a prefeitura para que o produtor rural possa mecanizar suas áreas e produzir alimentos, tornando o trabalho mais ágil, diminuindo esforços e custos, além de 4 pick-ups, uma motocicleta e uma lancha, para a Secretaria Municipal de Produção Rural, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Coordenação de Distritos e Comunidades.

O evento contou com a participação de autoridades estaduais como o Secretário de Produção Rural (SEPROR), Petrúcio Magalhães, Presidente da FETAGRI/AM, Edjane Rodrigues, Diretora Superintendente do SEBRAE/AM, Ananda Carvalho, Presidente da FAEA, Muni Lorenzo, Diretor-Técnico da CIAMA, Nelson de Souza, Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE/AM), Secretaria de Estado de Governo (Segov), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Zona Franca de Manaus (Suframa), além de autoridades municipais.

Artigo anteriorWilson Lima diz que Amazonas não abre mão da ZFM e reforça medidas em defesa do modelo
Próximo artigoOmar Aziz dá uma ‘bola fora’ ao indicar o bolsonarista Bôsco Saraiva à Suframa, diz sindicalista

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui