Roberto Cidade aposta na pesca esportiva como modalidade de relevante interesse econômico

Foto: Divulgação

Em meio às incertezas acerca do futuro da Zona Franca de Manaus (ZFM), que é a principal matriz econômica do Estado, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (PV), aposta na pesca esportiva como uma alternativa de geração de emprego e renda para a região. O parlamentar, inclusive, apresentou um Projeto de Lei (PL) que visa reconhecer a modalidade como de relevante interesse econômico e cultural do Estado, e com isso incentivar o Governo a investir na prática.


Segundo dados da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas, a Amazonastur, entre os anos de 2019 e 2020, a pesca esportiva movimentou cerca de R$ 400 milhões no Amazonas, sobretudo na região de Barcelos (distante 399 km de Manaus em linha reta), onde a prática já é uma realidade. Na avaliação do parlamentar, os valores, por mais que sejam altos, não se comparam com os movimentados nos Estados Unidos, por exemplo.

“Nos Estados Unidos, a pesca esportiva movimenta U$ 24 bilhões anualmente, muito mais do que nós. Precisamos fomentar a modalidade para que os principais nomes do esporte possam cada vez mais querer praticar a pesca em Barcelos, que já é conhecida como a capital mundial da pesca. Estamos no meio da Floresta Amazônica, temos o tucunaré que é um dos peixes mais desejados para quem pratica pesca esportiva, ou seja, temos tudo para ser uma potência nessa área. É necessário somente que haja investimentos”, destacou.

O parlamentar destacou, ainda, que a recente reforma e ampliação do aeroporto de Barcelos é um passo importante para atrair mais turistas e potencializar a economia na região.

“Além do aeroporto, é preciso incentivar que empresários dos ramos de hotelaria e restaurante, por exemplo, se instalem em Barcelos para atender melhor os turistas. Tem que haver todo um ambiente para que cada vez mais possamos receber mais pessoas e essas pessoas gastem dinheiro aqui. Esse nasce para estimular o Governo do Estado a olhar com mais carinho e senso de urgência para esta realidade”, finalizou.

Artigo anteriorWilson Lima entrega Prato Cheio do bairro Novo Israel totalmente revitalizado
Próximo artigoGoverno do Amazonas irá construir parque no início da Ponte Rio Negro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui