Rosi Matos defende tombamento de “oitis” na Av. Getúlio Vargas

Oitizeiro
Oitizeiro
Oitizeiro

Com mais de 60 anos plantados ao longo da Av. Getúlio Vargas, no Centro de Manaus, os oitizeiros que são espécies originadas da Mata Atlântica completam a arborização urbana e embeleza a paisagem do local que hoje comporta 106 pés dessa espécie. Buscando a preservação e conservação dos oitis que envolvem o canteiro central da avenida, a vereadora Rosi Matos (PT) apresentou nesta quarta-feira (22) o Projeto de Lei (PL) n⁰ 302/2014 que trata sobre o tombamento do conjunto arbóreo.


Goiti ou oiti-da-praia é uma árvore pertencente à família Chrysobalanaceae que pode atingir entre oito e quinze metros de altura. O tombamento é uma medida legal que garante a preservação das espécies, resguardando não somente as raízes, mas também tronco, galhos, flores e frutos de possíveis ações de descaso. A partir dessa lei, o tombamento será registrado em placa metálica fixada próximo às árvores.

As espécies tombadas ficam imunes a corte, remoção, replantio, queima e poda abusiva. Essa defesa ambiental é amparada pelo disposto no Art. 70, inciso II, do Novo Código Florestal Brasileiro, que “declara qualquer árvore imune de corte por motivo de localização, beleza, raridade e condição de porta-sementes”. Através do PL, a parlamentar propõe o tombamento dos oitizeiros como patrimônio cultural da cidade de Manaus, com o intuito de proteger essas árvores nos aspectos botânico, ambiental e urbanístico.

Artigo anteriorMorre em SP o jornalista Michel Laurence, aos 76 anos de idade
Próximo artigoPrimeiro governador eleito é do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui