TCEAM
Início Amazônia RR: Prefeitura investe em merenda escolar balanceada

RR: Prefeitura investe em merenda escolar balanceada

Desde o início de maio, a equipe de nutrição da Secretaria Municipal de Educação visita as unidades escolares do município três vezes na semana. Eles fiscalizam a estrutura, higiene da cozinha, preparo, manipulação de alimentos, estoque, e se o cardápio balanceado elaborado pelos especialistas é seguido. Todos os alimentos utilizados na merenda são ricos em nutrientes e elaborados conforme recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Todas as escolas da rede recebem o monitoramento das nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação.
O cardápio que antes continha, em média, 300 calorias por dia, atualmente atinge 800, quantidade próxima ao recomendado para atender à necessidade nutricional diária de uma criança, que é de mil calorias. Conforme o PNAE, o cardápio da merenda escolar deve suprir no mínimo, 30% das necessidades nutricionais diárias dos alunos das creches e escolas indígenas e 15% da refeição necessária para os demais alunos matriculados na área urbana.

 


“Uma refeição bem feita, que inclua todos os grupos de nutrientes, é um bônus e tanto para as crianças.

Primeiramente, porque uma alimentação equilibrada ajuda a formar o hábito de comer de maneira saudável por toda a vida. Em segundo lugar, porque fornece o combustível necessário para o cérebro funcionar adequadamente na escola”, ressaltou a nutricionista da secretaria, Talita nascimento.

Um dos problemas apontados pela profissional é que uma criança com fome corre o risco de desenvolver hipoglicemia, um distúrbio provocado pela baixa concentração de açúcar no sangue, entre as consequências está a perda de consciência. O cérebro necessita de glicose para funcionar adequadamente e o cardápio precisa levar tudo isso em conta.

Conforme o cronograma, nesta segunda etapa já foram finalizadas as escolas municipais das rotas Pintolândia, Raiar do Sol, Caranã I e Caranã II. As escolas do Centro, casas mães, comunidades indígenas e rurais vão receber a visita da equipe nos próximos dias.

(Roraimaemfoco)

Artigo anteriorEx de Ralf Schumacher “celebra” divórcio com nudez
Próximo artigoCMS recebe presidente do Conselho Nacional e discutem dinâmica de trabalho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.