Saiba qual idade deve se começar a fazer mamografia

Foto: Divulgação

O exame de mamografia, considerado uma das principais armas de combate ao câncer de mama, é recomendado pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), uma vez ao ano, para mulheres a partir dos 40 anos, à exceção dos grupos de risco, que devem iniciar o rastreio antes disso. O mastologista e vice-presidente da Liga Amazonense contra o Câncer (Lacc), Jesus Pinheiro, explica que o exame de imagem pode ajudar a diagnosticar precocemente a doença, aumentando as chances de cura e reduzindo as mortes.
O câncer de mama é o primeiro em incidência entre as mulheres no Brasil e no Mundo. No caso do Amazonas, a doença figura em segundo na lista, perdendo apenas para o câncer de colo uterino.


A última estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), subordinado ao Ministério da Saúde (MS), aponta que o Estado registra, em média, 420 novos casos/ano, o equivalente a 20,60 casos para cada grupo de 100 mil mulheres.

Jesus Pinheiro ressalta que a mamografia é indicada a partir dos 40 anos, pois, antes disso, as mamas são mais densas, o que dificulta a localização de microcalcificações que podem sugerir a presença de um tumor maligno. Nesses casos, o indicado é a ultrassonografia mamária anual.

Foto: Divulgação

Acima dos 40 anos, quando as mamas adquirem mais gordura, fica mais fácil localizar, através da mamografia, esse tipo de alteração. “Mas, lembramos sempre que mulheres com histórico de câncer na família, ou seja, cujas mães, avós ou irmãs tiveram câncer de mama, devem iniciar o rastreio por mamografia mais cedo, aos 35 anos, por conta do fator hereditário, já que fazem parte do grupo de risco”, frisou.

O fator hereditário é aquele que transfere as características humanas de pais para filhos.

A Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), fundada em 1955, recebe doações de colaboradores. As doações à ONG podem ser feitas através do site www.laccam.org.br ou pelo telefone (92) 2101-4900 .

Artigo anteriorDelegada orienta como proteger crianças de crimes relacionados à pedofilia
Próximo artigoHomem morto há 22 anos é encontrado com ajuda do Google Earth

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui