Saúde destaca promoção da saúde do homem em abertura da campanha Novembro Azul

Foto: Reprodução

A campanha Novembro Azul chega a mais uma edição visando conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde. Nesta terça-feira (1º/11), a abertura da campanha ocorreu na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), do Governo do Amazonas.


O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades, no mês de novembro, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Na abertura da campanha, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a importância do diagnóstico precoce de doenças, como o câncer, para que o paciente possa atingir maior chance de recuperação. “O Novembro Azul é para lembrar a todos os homens que devem procurar um serviço de saúde, principalmente a partir dos 40 anos, para diagnóstico precoce”, ressalta Tatyana.

O diretor técnico da FVS-RCP, Daniel Barros, alertou sobre a importância da conscientização da saúde integral do homem. “Os homens negligenciam muito a saúde. As mulheres procuram muito mais o serviço de saúde do que o homem. Vamos procurar dar esse olhar integral para a nossa saúde e nossa vida”, disse o diretor.

Foto: Reprodução

Uma das palestrantes da abertura da campanha foi a nutricionista Katiuscia Naiara Veras, que abordou sobre o impacto da alimentação na saúde do homem de forma integral. “A nutrição trata de maneira preventiva a questão de doenças e destacando que é importante estar voltado para a uma alimentação mais saudável, integrativa e sem radicalismo”, especificou a nutricionista.

O microempreendedor Ronnei de Lima Bastos, de 41 anos, também participou da abertura da campanha e falou da experiência de ter sido submetido ao tratamento de câncer colorretal após postergar a busca por tratamento médico que identificasse a doença.

“Procurei o médico, depois de meses de sintomas, como sangue nas fezes. Eu tinha receio de ir ao médico, fui postergando e o tempo foi passando. A prevenção é o melhor remédio. Diga não ao preconceito, ao machismo. Se eu tivesse me prevenido, tivesse procurado um médico mais cedo, eu não teria passado por tudo o que passei e enfrentar a doença”, relatou Ronnie.

Foto: Reprodução

Prevenção

O diagnóstico precoce do câncer de próstata é fundamental para maior chance de recuperação, e a única forma para diagnosticar é por meio do toque retal.

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou dos 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA.

Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, o que inclui a prevenção a doenças não transmissíveis, por meio da Gerência de Vigilância de Doenças Não Transmissíveis (GVDNT).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.

Artigo anteriorIFAM inicia inscrições do processo seletivo para cursos de graduação
Próximo artigoAssembleia Legislativa do Amazonas aprova prestações de contas do TCE-AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui