Seap realiza 1ª Exposição de Artesanato em Maués

Foto: Divulgação/ Seap

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) iniciou, na última quarta-feira (26), no saguão do Fórum de Maués, a 1ª Mostra e Exposição de Artesanato do Presídio do município, com o trabalho de re-educandos da Unidade Prisional da cidade (UPM). A exposição conta com a exibição de 156 trabalhos artísticos e acontecerá até o dia 2 de agosto deste ano.


Serão expostas produções artísticas de detentos da unidade de Maués, de obras confeccionadas com material reciclável, como quadros e esculturas em madeira, que ficarão expostas durante o horário de expediente do Fórum. O objetivo da exposição é contribuir com a ressocialização dos detentos, incentivando a humanização da pena.

Fotos; Divulgação/ Seap

A ação faz parte do projeto “Novo Caminho”, que visa oportunizar à pessoa privada de liberdade dispor de uma renda mensal por meio do trabalho artesanal, além de ocupar o tempo dos internos.

Ressocialização – Para o secretário de Estado de Administração Penitenciária, coronel da Polícia Militar, Cleitman Coelho, todos os projetos voltados para a ressocialização dos presos são válidos para que o Sistema Prisional devolva para a sociedade um cidadão melhor. “O objetivo da exposição é contribuir com a ressocialização dos detentos, incentivando a humanização da pena e contribuindo para a mudança de conduta dos detentos, fortalecendo o interesse por uma profissão” disse.

Foto: Divulgação/ Seap

Na tarde desta quinta-feira, 27, às 16h, acontecerá a homenagem aos benfeitores da Unidade de Maués. Entre os homenageados estão a professora Dalva Góes, Eliana Rocha, Paulo Alegria, professora Elisangela e professor Roni da Escola Estadual Santina Filizola. Serão homenageados também os representantes do Ministério Público, dra. Yara e dr. Lobão, Walmor Venâncio, Antony Barbosa e Pastor Ricardo Bayma, que foram os incentivadores para a realização da exposição e do evento.

Ação em Itacoatiara – Na manhã desta quinta-feira, 27, a Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI), realizou a campanha “Olhos Saudáveis”, para a população carcerária da unidade. A ação é uma parceria da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) com a Umanizzare Gestão Prisional e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Foto: Divulgação/ Seap

Os 148 presos e 8 presas passaram por consultas oftalmológicas que vão detectar se algum dos detentos necessita de intervenção cirúrgica. Além disso, a ação vai identificar os detentos que precisam de óculos, que serão confeccionados e distribuídos após a análise.

De acordo com o secretário da Seap, coronel da Polícia Militar, Cleitman Coelho, a ação partiu das necessidades médicas observadas junto aos detentos. “Como a maioria dos detentos não tinha acesso a esse tipo de serviço, ficava difícil diagnosticar se precisavam de auxílio nessa área. Após a avaliação da direção e com o apoio da nossa equipe da Coordenadoria de Saúde do Sistema Prisional, as parcerias foram feitas para disponibilizar o atendimento necessário”, concluiu o coronel.

Artigo anteriorQuadrilha envolvida com tráfico de drogas é presa em flagrante
Próximo artigoTemer libera verba apenas para aliados na CCJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui