Amazonas Cidades

SEC lança aplicativo para audiodescrição no Festival Amazonas de Ópera

Foto: Reprodução
Avatar
Escrito por Redação 4 Senha

Manaus – O 22º Festival Amazonas de Ópera começa nesta sexta-feira (26/4) com uma novidade: um aplicativo voltado para a audiodescrição dos espetáculos no Teatro Amazonas. O ADCultura.AM está inicialmente disponível para sistema operacional Android e, em breve, também será disponibilizado para IOS. A abertura do Festival será às 20h, com a ópera “Ernani”, de Giuseppe Verdi, apresentada em concerto.

Direcionado a pessoas com deficiência visual ou baixa visão, o ADCultura.AM poderá ser utilizado da seguinte forma: antes de iniciar o espetáculo, o usuário deverá procurar o atendimento à pessoa com deficiência, no Teatro Amazonas, para instalação da ferramenta no dispositivo móvel (inicialmente, o app não está disponível nas lojas de aplicativos, só podendo ser instalado de forma presencial). O ADCultura.AM poderá ser utilizado após o usuário se conectar à rede local do Teatro Amazonas. É recomendável o uso de fones de ouvido.

A assessora de Inclusão da SEC, Sheila Campos, destaca que, além de se tratar de uma tecnologia mais atualizada, o aplicativo resultará em economia com pilhas e manutenção dos rádios de audiodescrição, além de não limitar o número de pessoas atendidas por espetáculo à quantidade de equipamentos disponíveis no Teatro Amazonas, que hoje é de 27.

“Qualquer pessoa com um celular poderá fazer uso dessa tecnologia, que vem somar às ações que a secretaria desenvolve nos seus espaços, como acessibilidade para cadeira de rodas e intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais)”, pontua.

 

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.