Cumprindo agenda em Manaus, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, conheceu, nesta sexta-feira (31), a nova sede da Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas (Sema), acompanhado pelo governador Wilson Lima. Na ocasião, Salles confirmou que a Secretaria da Amazônia vai funcionar na sede da Sema.
No primeiro momento, 30 técnicos do Ministério do Meio Ambiente vão trabalhar na secretaria, segundo explicou Ricardo Salles. “Nós estamos alinhando a Secretaria da Amazônia com a decisão da criação do Conselho da Amazônia. O Conselho da Amazônia foi decidido pelo presidente Jair Bolsonaro para justamente gerar esse cuidado com a região”, explicou Salles.
O ministro também ficou ciente dos avanços ambientais alcançados pelo Estado. “Já avançamos e temos uma ação inédita no Estado do Amazonas, que é o pagamento por serviços ambientais, que foi uma intermediação do Itamaraty, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente. A Alemanha vai aportar 10 milhões de euros aqui no Amazonas, num período de 5 anos, com a contrapartida do Estado de nós reduzirmos em 20% o desmatamento em relação ao ano de 2019”, explicou o governador.
O novo prédio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente foi construído com recursos do Banco Alemão de Desenvolvimento – KFW, instituição que tem investimentos no Amazonas, nas áreas socioambiental e de desenvolvimento sustentável.