Secretária de Saúde dos EUA renuncia após início de polêmica reforma

Washington, 10 abr (EFE).- A secretária de Saúde dos Estados Unidos, Kathleen Sebelius, renunciou ao cargo justo quando a reforma da saúde pela qual batalhou nos últimos cinco anos alcançou os 7,5 milhões de inscritos após os erros iniciais.
Segundo antecipou o jornal “The New York Times”, que cita fontes oficiais anônimas, o presidente Barack Obama já aceitou a renúncia e amanhã anunciará a designação da diretora do Escritório de Gestão do Orçamento (OMB) da Casa Branca, Sylvia Mathews Burwell, como substituta de Sebelius.
A imprensa local informou que espera-se que Sebelius, cuja renúncia vinha sido pedida há meses pelos republicanos sem sucesso algum, confirme também oficialmente sua saída nesta sexta-feira.
A secretária de Saúde e Serviços Sociais tinha anunciado hoje mesmo perante um comitê do Senado que o número de inscritos nos seguros médicos privados da reforma da saúde conhecida como “Obamacare” já alcançou pelo menos 7,5 milhões de pessoas, 400 mil a mais que as anunciadas na semana passada pelo próprio Obama.
Na ocasião, Obama comemorou como um triunfo o número inicial de 7,1 milhões de inscritos, superior ao objetivo de 7 milhões colocado inicialmente pela Casa Branca e que parecia irrealizável devido aos vários problemas no site de seguros durante suas primeiras semanas de funcionamento.
O “NYT”, que cita fontes do governo, informou que Sebelius, de 65 anos, não foi forçada a renunciar, e que sua saída do gabinete de Obama foi uma decisão pessoal.
No entanto, acrescenta que a frustração da Casa Branca por seu desempenho no cargo era cada vez mais clara e havia assessores próximos a Obama que temiam que os problemas no sistema de inscrição do novo programa de saúde pudessem prejudicar gravemente a gestão do presidente. EFE
cg/rsd


Artigo anteriorLei sobre casamento gay no Uruguai completa um ano com 70 uniões realizadas
Próximo artigoMulher joga sapato em Hillary Clinton durante discurso, mas erra alvo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui