Seduc-Am e Marinha do Brasil assumem gestão de escola estadual, em Manaus

O momento da assinatura do convênio entre Marinha e Seduc-Am/Foto: Eduardo Cavalcante
A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) e a Marinha do Brasil (MB), através do Comando do 9º Distrito Naval, firmaram parceria e, neste ano de 2017, administrarão a Escola Estadual Almirante Ernesto Baptista, localizada na Vila Militar Buriti, na zona Sul de Manaus, de forma compartilhada.

O convênio que formalizou a parceria institucional foi assinado em dezembro de 2016, em uma solenidade que contou com a presença do Secretário Executivo de Estado de Educação e Qualidade do Ensino, Raimundo Otaíde; do comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Luís Antônio Rodrigues Hecht; da Secretária Executiva Adjunta da Capital da Seduc, Izabel Carvalho e demais autoridades.


O modelo de gestão compartilhada é semelhante à parceria existente entre o Governo do Estado, por meio da Seduc, e a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), cuja administração das oito unidades de ensino militar instaladas em Manaus cabe à Secretaria de Educação e o regime interno à PM.

A partir do convênio estabelecido, a Marinha do Brasil fica responsável pela gestão da escola Almirante Ernesto Baptista.

Criada em 1993, a escola já possuía, na época de sua criação, gestão compartilhada com a Marinha do Brasil. Com o convênio renovado, a unidade de ensino passa novamente a contar com o suporte pedagógico e administrativo da Marinha.

Segundo a gestora da escola, professora Cleny Ferreira Alves, o convênio firmado trará muitos benefícios para toda a comunidade escolar. “Essa parceria já foi muito positiva para a comunidade escolar e agora, com esse convênio renovado, tenho certeza que esse compromisso firmado com a Marinha trará grandes avanços para nossa unidade de ensino”, afirmou a gestora.

Estrutura – Atendendo atualmente a mais de 900 estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), Ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Escola Estadual Almirante Ernesto Baptista funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno.

A unidade de ensino está equipada com nove salas de aula climatizadas; laboratório de informática; biblioteca; sala de recursos (para atendimento a estudantes com deficiência); secretaria; sala da direção; sala de professores; quadra poliesportiva; dentre outros espaços administrativos.

Pertencente à Coordenadoria Distrital de Educação 2, responsável administrativamente pelas escolas da Zona Sul de Manaus, a unidade de ensino desenvolve diversos projetos de apoio e incentivo à formação dos estudantes, como projetos de leitura e preservação do meio ambiente.

 

Artigo anteriorMunicípios do AM receberão parte dos subsídios das empresas de transporte coletivo
Próximo artigoRede estadual de saúde no Amazonas recebe reforço na sua infraestrutura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui