Segunda fase da campanha de vacinação contra gripe inicia na terça (23)

Foto: Marinho Ramos/Semcom

Inicia nesta terça-feira (23) a distribuição da segunda dose da vacina contra a gripe para crianças em Manaus. Crianças de seis meses até cinco anos e 11 meses serão vacinadas nos postos de saúde espalhados pela capital.


A vacina será disponibilizada em 183 salas distribuídas por bairros de todas as zonas de Manaus. Do total, 153 salas pertencem a Prefeitura de Manaus e funcionarão em horário comercial das 8h as 17h.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), dez salas terão o horário ampliado. Nestas unidades, os agentes de saúde farão a aplicação da segunda dose de segunda a sexta, das 8h até as 21h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Para a criança receber a segunda dose da vacina, é importante que os pais ou responsáveis apresentem o Cartão de Vacinação e um documento de identificação.

De acordo com o último Informe Epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 97,31% de um total de 191.678 crianças tomaram a primeira dose da vacina em Manaus. A porcentagem corresponde a 186.519 mil crianças imunizadas somente na capital.

Além das crianças, a prefeitura solicitou doses extras para contemplar novos grupos, entre eles os rodoviários, feirantes e os trabalhadores de serviços públicos como limpeza pública, drenagem e asfalto, pela evidente exposição ao contágio.

Foto: Marinho Ramos/Semcom

Campanha antecipada

No Amazonas a campanha de vacinação foi antecipada para o dia 20 de março, por conta do surto de doenças respiratórias. Em todo o Estado foram registradas 33 mortes pelo vírus Influenza, sendo 26 somente em Manaus.

De acordo com a 23ª edição do Boletim Epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o último caso no Estado foi registrado no dia 19 de março.

O boletim mais recente mostra ainda que casos notificados de SRAG subiram de 1.074 para 1.094 casos. Desse total, 120 são positivos para o Vírus da Influenza A (H1N1) e 227 para Vírus Sincicial Respiratório (SRV). O documento é elaborado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS- AM).
No interior, os casos de óbitos por H1N1 também seguem sem alteração, com três casos em Manacapuru, além de Parintins, Itacoatiara, Japurá e Urucurituba, com um caso, cada.

Como age o vírus da gripe?

Na verdade, são vários os tipos, subtipos e linhagens de vírus causadores da gripe. Eles entram no corpo principalmente pelas vias respiratórias. O contato com pessoas doentes e com objetos contaminados são as principais formas de transmissão.

A queda das temperaturas no outono e no inverno tende a aumentar as aglomerações de pessoas em lugares fechados, sem ventilação. Portanto, são maiores também os riscos de pegar a doença.

De acordo com o médico infectologista Dr. Robson Poul Lucas Tiossi, o vírus da gripe ataca as vias respiratórias e pode causar infecções.

Por isso, os sintomas comuns são irritações no nariz, na garganta, espirros, febre, dores no corpo e cansaço. O vírus pode também pode provocar infecções mais graves, como nos pulmões (pneumonia). Como a gripe derruba a imunidade da pessoa doente, pode abrir as portas para bactérias e induzir a um problema ainda mais sério. Em casos extremos, as infecções podem levar à morte.

Fonte: G1

Artigo anteriorExplosões em hotéis e igrejas matam centena pessoas no Sri Lanka
Próximo artigoTeatro Amazonas entre as casas de ópera mais bonitas do mundo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui