‘Semana do Trânsito’ forma multiplicadores de segurança viária, em Manaus

"Semana do Trânsito" encerrada na ALEAM/Foto: Hudson Fonseca

"Semana do Trânsito" encerrada na ALEAM/Foto: Hudson Fonseca
“Semana do Trânsito” encerrada na ALEAM/Foto: Hudson Fonseca

Encerrada a 1ª Semana de Educação no Trânsito, promovida pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a Casa tem agora 480 multiplicadores de segurança viária que irão utilizar e repassar o que aprenderam. A coordenadora de Cultura da Escola do Legislativo, Circe Azevedo o mesmo curso está sendo ministrado em outros órgãos do Estado e do Município, com o mesmo objetivo.

A 1ª Semana de Educação no Trânsito faz parte da campanha “Juntos pela paz no trânsito”, lançada no início do mês de abril pelo presidente Assembleia, Josué Neto (PSD). As palestras foram realizadas no período de 5 a 8 de maio em parceria da Escola do Legislativo com o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

As palestras foram ministradas pela coordenadora de cursos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Maria Lenice que explicou as atribuições do Detran e apontou as facilidades que hoje são colocadas à disposição de quem deseja se habilitar. Lenice apontou aos presentes vários vídeos mostrando diversos tipos de acidentes que poderiam ser evitados com adoção de atitudes simples como dirigir sem ingerir bebidas alcoólicas, usar o cinto de segurança, não atender celular ao volante, evitar conversar com o passageiro, dentre outras situações.

Aplicativo

No ciclo de palestras, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran) apresentou um aplicativo para smartphones para ser usado enquanto o motorista dirige. Na página do órgão na Internet (www.detran.am.gov.br) é possível baixar o aplicativo “Mãos no Volante”, uma ferramenta lançada pelo Ministério das Cidades que funciona bloqueando as chamadas telefônicas enquanto o condutor estiver dentro do carro. Se alguém ligar durante o trajeto, o celular não irá tocar e, ao mesmo tempo, enviará uma mensagem a quem ligou avisando que o condutor está dirigindo.

A divulgação do aplicativo foi uma das ações programadas pelo Detran como parte o Movimento “Maio Amarelo – Trânsito Seguro: Direito de Todos” para uma melhor conscientização sobre as boas práticas no trânsito”.

Programação

Durante os quatro dias de programação os servidores da Assembleia Legislativa do Amazonas tiveram à sua disposição palestras sobre “Trânsito Seguro: Direito de Todos”, com várias regras conhecidas, porém que ainda não são todas utilizadas:

– O cinto de segurança deve ser usado por todos no veículo;

– Crianças com até sete anos de idade devem usar os equipamentos de proteção adequados à idade (bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação);

– Bicicleta também é veículo, portanto deve respeitar sinalização de trânsito. Motorista mantenha uma distância de 1,5 metros ao ultrapassar ciclistas;

– Motociclista use sempre os equipamentos de proteção: capacete, luvas, botas e jaqueta;

– Respeite as vagas reservadas para idosos e deficientes. A gentileza melhora a convivência no trânsito;

– Não use o celular enquanto dirige. Atenção é fundamental para quem está dirigindo;

– Dirigir cansado ou com sono é tão perigoso quanto dirigir alcoolizado. Para e descanse antes de pegar a estrada;

– Respeite os limites de velocidade. Reduza a velocidade em frente a escolas ou lugares de grande concentração de pedestres;

– Dirigir embriagado reduz em até 25% o temo de reação, aumentando o risco de acidentes. Se beber não dirija!.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui