Semed realizar até sexta o abatecimento da merenda escolar

O cardápio escolar é elaborado conforme a Resolução/CD/FNDE Nº 38, de 16 de julho de 2009/Foto: Lton Santos - Semed

Buscando abastecer todas as 499 escolas da rede municipal de ensino para o início do ano letivo 2018 na próxima segunda-feira, 5/2, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai realizar até esta sexta-feira, 2/2, a entrega dos gêneros alimentícios como congelados, básicos e hortifrúti, que fazem parte do cardápio da Alimentação Escolar da rede.


Para 2018, a Semed, por meio da Subsecretaria de Infraestrutura e Logística da Semed, deve distribuir aproximadamente 12 mil toneladas de alimentos, sendo 1.135 toneladas de congelados, como frango, carne vermelha e filé de peixe; 6.560 toneladas de alimentos básicos, por exemplo, feijão, macarrão e açúcar; além de 4.421 toneladas de produtos da agricultura familiar.

Semed distribui aproximadamente 12 mil toneladas de alimentos/Foto: Lton Santos – Semed

O cardápio escolar é definido trimestralmente, elaborado conforme a Resolução/CD/FNDE Nº 38, de 16 de julho de 2009, que estabelece cardápios por modalidade de ensino e por faixa etária. Este cardápio está disponível no Portal da Secretaria, além de ser realizado um teste de aceitabilidade da alimentação servida.

Para 2018, além de oferecer uma alimentação saudável, a secretaria planeja promover nas escolas palestras aos colaboradores terceirizados operacionais, quanto ao Procedimento Operacional Padrão (POP) para o armazenamento e distribuição dos gêneros alimentícios e, para as manipuladoras de alimentos, capacitação sobre as boas práticas de higiene e conservação e concurso gastronômico.

 

O cardápio escolar é elaborado conforme a Resolução/CD/FNDE Nº 38, de 16 de julho de 2009/Foto: Lton Santos – Semed

De acordo com o diretor do departamento de suprimentos e logística da Semed, Leís Batista, esse processo de entrega dos gêneros alimentícios iniciou no dia 8 de janeiro, nas sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) da secretaria, incluindo as unidades de ensino localizadas no Rio Negro e Amazonas, onde a entrega é realizada uma vez por mês.

“Nós fizemos o abastecimento, dos itens congelados. Agora estamos na fase de entrega dos produtos básicos. Temos a previsão até esta sexta de estar concluindo os itens básicos, para que, no dia 5 de fevereiro, não tenhamos qualquer tipo de descontinuidade nas atividades escolares”, explicou.

Todo cardápio é feito em cima da necessidade nutricional de cada fase/Foto: Lton Santos – Semed

Ele explicou que foi realizado um planejamento da classificação dos itens A, B e C, na qual foram priorizados os itens de extrema necessidade e aqueles que são auxiliares na preparação.

O nutricionista Hélder Ehm Maia, da Gerência de Nutrição da Alimentação Escolar da Semed, é um dos responsáveis pela avaliação, fiscalização e acompanhamento dos alimentos recebidos e, posteriormente, entregues às escolas. Segundo ele, tudo é feito de forma minuciosa para manter a qualidade no devido consumo.

“Todo cardápio é feito em cima da necessidade nutricional de cada fase. O cardápio das creches é diferente dos Centros Municipais de Educação Infantil, sendo esse diferente dos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois cada fase tem uma necessidade nutricional”, explicou.

A Escola Municipal Vicente Mendonça, no bairro Grande Vitória, zona Leste, deve receber esse ano quase 1.580 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental nos dois turnos. Para o diretor Francisco Sérgio, é fundamental receber a merenda escolar com antecedência. “É uma merenda de qualidade, porque é um almoço antecipado. Tenho certeza, que os alunos vão ficar muito satisfeitos com isso”, finalizou.

Artigo anteriorPorquinha Pigcasso vende quadros por preços absurdos
Próximo artigoFCecon realiza ação alusiva ao Dia Mundial do Câncer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui