Semtepi realiza encontro sobre futuro profissional com estudantes de escola estadual

Foto: Divulgação

Dando o pontapé inicial na Semana Global do Empreendedorismo, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), dará continuidade ao projeto “Empreendedorismo nas Escolas”, que tem levado o tema a alunos de diversas zonas geográficas da cidade, fortalecendo a cultura empreendedora conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender.

Nesta sexta-feira, 12/11, das 8h às 12h, o Casarão da Inovação Cassina, no Centro, irá receber estudantes do 2° ano do ensino médio da escola estadual José Carlos Mestrinho, para o encontro “Profissões do Futuro”, voltado ao esclarecimento de dúvidas em relação ao futuro profissional, profissões que são tendências atuais, além dos avanços tecnológicos e a transformação de algumas profissões.

O objetivo das ações, voltadas a estudantes, é despertar a criatividade, o espírito inovador, tecnológico e empreendedor, e incentivar a educação econômica e transversal nas escolas, mediante workshops, com ênfase em escolhas mais conscientes e assertivas.

Na ocasião, os alunos participarão de uma roda de conversa com Olinda Marinho, da empresa Marinho Comércio Exterior e Thiago Oshiro, especialista em Lançamentos de Produtos Digitais e Marketing.

Para realizar a dinâmica de teste vocacional, a secretaria também firmou parceria com o Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), uma empresa responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado cada vez mais competitivo.

“Contribuir para com a formação de pessoas e torná-las mais aptas a analisar problemas complexos, propor soluções inovadoras e crescer profissionalmente são as prioridades deste projeto”, destaca a chefe da Divisão de Empreendedorismo da Semtepi, Nicolle Loureiro, sobre o pioneirismo da secretaria em levar a cultura empreendedora para dentro desses espaços.
Calendário

A lei nº 14.135/2021 institui a Semana Global do Empreendedorismo no calendário nacional, além de prever a realização de atividades sobre o tema no mês de novembro de cada ano. A legislação pretende estimular políticas públicas, para melhorar o ambiente empreendedor brasileiro e apoiar atividades desenvolvidas por organizações da sociedade civil, em prol de um Brasil mais empreendedor.
‘Café com Metas’

O início do projeto se deu no mês de outubro como parte das ações voltadas ao Mês do Empreendedor com a realização do “Café com Metas”, que reuniu 32 professores da rede municipal de ensino. Além disso, foram realizadas dinâmicas em escolas da rede municipal, que levaram aproximadamente 850 alunos a atividades, com o intuito de fomentar o desenvolvimento da cultura empreendedora nas unidades de ensino e identificar oportunidades de ação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui