TCEAM
Início Cultura Série Guaraná apresenta “Concerto Maria Apparecida Côrtes Macedo”

Série Guaraná apresenta “Concerto Maria Apparecida Côrtes Macedo”

Maestro Otávio Simões
Maestro Otávio Simões
Maestro Otávio Simões

Uma justa homenagem à Maria Apparecida Côrtes Macedo, pianista e compositora paulista de brilhante carreira, acontece nesta quinta-feira (21), no Teatro Amazonas – Centro, às 20h, um concerto que leva seu nome, fazendo parte da XIII edição da Série Guaraná. O concerto, executado pela Orquestra Amazonas Filarmônica, é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura. Venda de ingressos, na bilheteria, ao valor de RS20,00, frisas e plateia, e demais assentos livres.

Nascida no interior de São Paulo, numa cidade chamada Jaboticabal, se mudou para a capital onde começou a compor desde os 13 anos de idade. Hoje, aos 79 anos, possui uma prestigiosa carreira, com composições para piano, piano e canto e música de câmara, em um estilo que mistura o popular ao erudito.


No concerto, o público será apresentado à sua obra de maior fôlego, o Concerto para Piano em Fá Maior, composto em 1982, e orquestrado pelo maestro Otávio Simões, em 2012. Esse era o maior sonho de Maria Macedo, ver sua composição orquestrada e, em 2008, ao serem apresentados, transmitiu ao maestro esse desejo. Foram quatro anos de estudos e experimentações que resultaram em uma obra de aproximadamente 20 minutos.

Esta será a 3ª vez que a adaptação será executada, e a primeira vez em Manaus. A regência ficará a cargo do maestro Otávio Simões e contará com a participação de Renan Branco ao piano, formado na Universidade de São Paulo e convidado pelo maestro Luis Fernando Malheiro a passar uma temporada em Manaus para troca de experiências. Renan também participará do concerto “América”, no Teatro Amazonas, nesta quinta-feira, 14, às 20h. Além disso, haverá solos de violino, harpa, flauta e clarineta.

No repertório, além desta obra, também serão executadas a abertura da ópera “O Rapto do Serralho”, de 1782, de Wolfgang Amadeus Mozart e “Capricho Espanhol, op. 34”, 1887, de Nikolai Rimsky-Korsakov, totalizando 1h de apresentação.

Segundo o maestro Otávio, a escolha destas outras duas peças se deu, para criar um contraste com a peça de Maria Macedo. “Escolhi iniciar o concerto com Mozart e finalizar com Korsakov, para que o público possa perceber um contraste. A peça de Maria é bastante delicada, chega a ser bastante apaixonada. As outras duas, apesar de também serem bastante leves, são mais curtas, vibrantes”, declara o maestro.

O Concerto Maria Apparecida Côrtes Macedo inicia uma série de homenagens da Amazonas Filarmônica ao brilhantismo e talento de compositoras mulheres no mundo, que deve continuar em setembro, dando devida visibilidade à elas. “É uma oportunidade única para o público manauara, pois ela é uma compositora pouco tocada, apesar da qualidade superior de seus trabalhos”, finaliza o maestro.

Artigo anteriorSuspeito de decapitar vigilante por dívida de R$ 600 é preso em Manaus
Próximo artigoBernardinho define lista dos 12 para a Rio 2016, sem Murilo, Isac e Brendle

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.