TCEAM
Início Amazonas SES-AM alerta para violência silenciosa contra a pessoa idosa

SES-AM alerta para violência silenciosa contra a pessoa idosa

Foto: Marcos Vinicius Araújo

Em alusão ao mês de sensibilização sobre violência contra a pessoa idosa, Junho Violeta, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou palestra, nesta sexta-feira (24/06), para alertar para a prática silenciosa, os tipos de violência e a importância de identificar e denunciar abusos contra esse público.

A presidente do Conselho Estadual do Idoso, Kennya Brito, ressalta a importância em conscientizar e identificar os tipos de violência: física, psicológica, econômica, sexual ou por meio do abandono e negligência à pessoa idosa.


“É uma violência silenciosa porque muitas vezes o idoso não se reconhece vítima e o agressor também não reconhece que está praticando algum tipo de violência. E essas situações ocorrem dentro das nossas relações familiares, no trabalho. A gente precisa identificar que além da violência física, aquela que deixa marca, nós temos uma violência psicológica, que traz um desfecho muito grave para saúde mental, violência patrimonial e financeira, temos um grande número de pessoas idosas em situação de superendividamento”, destacou.

Foto: Marcos Vinicius Araújo

De acordo com a presidente do conselho, a conscientização e a denúncia são as principais formas de combater a violência contra o idoso. “No nosso estado temos uma rede de proteção que atua muito bem. Temos uma delegacia especializada em crimes contra pessoas idosas, que trabalha só com violência doméstica/familiar, e todas as outras delegacias gerais também aptas a receber qualquer tipo de denúncia. Lembrando que violência também é omissão”, disse Kennya.

Saiba como denunciar

Para denúncias junto à Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI), em Manaus, basta entrar em contato por meio do (92) 3214-5800, ou usar outros canais como os disque-denúncias 100 e 181. A DECCI está localizada na rua do Comércio, 270, bairro Parque Dez, zona centro-sul da capital. As demais delegacias de polícia do estado também podem registrar Boletim de Ocorrência por crimes contra a pessoa idosa.

Programação – Além da palestra, a SES-AM ofertou ação de saúde e bem-estar, com orientação nutricional e a prática de auriculoterapia, aos servidores maiores de 60 anos da sede da pasta.

Artigo anteriorFamília procura criança que desapareceu na orla da Ponta Negra
Próximo artigoAM garante acesso a empréstimos e repasses da União após certificação da Amazonprev

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.