SES-AM destaca alto números de exames Teste do Pezinho realizados em 2023

Foto: Divulgação/SES-AM

Celebrado anualmente no dia 6 de junho, o Dia Nacional do Teste do Pezinho, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância desse exame para a saúde dos recém-nascidos. A Secretária de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), destaca o alto número de exames realizados em 2023.


Segundo a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), que é referência na análise do teste do pezinho em toda a região Norte, mais de 7000 exames já foram realizados em 2023, nas cinco maternidades da SES-AM.

O teste tem como finalidade identificar, ainda nos primeiros dias de vida, doenças que podem comprometer o desenvolvimento infantil. Pelo exame é possível diagnosticar precocemente condições como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme, entre outras.

Foto: Divulgação/SES-AM

A enfermeira que atua na Maternidade Ana Braga, unidade vinculada à SES, Rizonete Valente explica e ressalta a importância desse exame.

“O exame é feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê e que permite identificar doenças graves, que não apresentam sintomas e, se não forem diagnosticadas e tratadas cedo, podem causar sérios danos à saúde, inclusive retardo mental grave e irreversível”, comentou.

Nos últimos anos, têm ocorrido avanços significativos no campo do diagnóstico neonatal, impulsionado por novas tecnologias e métodos de detecção, na sua capacidade de identificar doenças. A enfermeira, alerta ainda sobre possíveis consequências de não realizar o teste do pezinho.

“Todas as crianças recém-nascidas devem ser submetidas ao teste, pois as doenças não apresentam sintomas no nascimento e, se não forem diagnosticadas e tratadas cedo, podem causar sérios danos à saúde”, destaca Rizonete.

Foto: Divulgação/SES-AM

Tratamento

Estima-se que são realizados cerca de 2,2 mil testes do pezinho por mês nas maternidades do Amazonas. A enfermeira orienta os pais no caso de o resultado do exame ser positivo para alguma doença.
Caso o teste da criança teste positivo para alguma doença, os pais ou responsáveis devem encaminhar a mesma para uma avaliação e acompanhamento pelo Hemoam.

É fundamental que haja um esforço contínuo em todo país para ampliar a cobertura do exame, especialmente em áreas remotas ou de baixa renda, garantindo que todos os recém-nascidos tenham a oportunidade de se beneficiar dessa importante ferramenta de diagnóstico.

Artigo anteriorCâmera de segurança registra assalto em panificadora no bairro Flores
Próximo artigoUEA sediará 8º Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui