SESI oferece curso de educação alimentar para Ceia de Natal

O final do ano está chegando e a culinária é sempre um dos destaques das festas, pensando nisso, a Educação Continuada do SESI está oferecendo o curso “Educação Alimentar – Especial de Natal” que começa no dia 26 de novembro e vai até o dia 28, das 14h às 17h, na Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa, na avenida Cosme Ferreira, 3295- Aleixo. O curso está com inscrições abertas e tem vagas limitadas.


Frutas e legumes são usados de forma integral nas confecções das receitas, segundo a nutricionista da Educação Continuada do SESI, Noemi Pereira, a ideia é mostrar que é possível curtir as confraternizações sem deixar de lado a alimentação saudável durante o Natal e o Ano Novo. Com a teoria e prática do curso, que tem duração de 10h, os alunos aprendem as preparar receitas tradicionais dessa época do ano, de forma leve, saborosa e com baixo custo.

“Com tantos pratos à disposição é fácil comprometer a dieta e abusar de alimentos que não fazem bem à saúde. Irei mostrar com esse curso, que podemos preparar alimentos saudáveis e com baixo custo, sem desperdício, já que faremos o uso integral dos alimentos. Boa parte dos minerais e vitaminas se encontram na casca, entrecasca, sementes, folhas e talos e utilizaremos tudo isso na preparação das receitas”, explicou Pereira.

Foto: Divulgação

No curso os alunos irão aprender a desenvolver o cardápio especial para a ceia natalina, com direito a panettone nutritivo, a base de casca de banana; produção do tronco de natal, que leva casca de banana recheada com casca de abacaxi; arroz natalino a base de talo de legumes e verduras; frango recheado saudável, composto de ameixa e abacaxi; além da salada tropical light, com frutas e verduras, em que são aproveitados o miolo de abacaxi e o talo de couve.

Para acompanhar as guloseimas saudáveis, Pereira ensina a fazer também dois tipos de suco, o primeiro é uma mistura de milho verde, limão e laranja, conhecido como Suco Milila, já o segundo, tem como base o tomate e usa a casca do abacaxi para acompanhar, chamado de Suco Vitaminado.

O uso de oleaginosas para compor os pratos da ceia natalina, como a castanha do Pará, por exemplo, é rico em nutrientes e possuem fibras e proteínas. “É importante aproveitar o uso de castanhas, nozes e amêndoas nas receitas natalinas para se alimentar de excelentes fontes de gorduras boas que protegem o coração e tem um efeito anti-inflamatório”, disse a nutricionista do SESI, Noemi Pereira.

O ideal para que a ceia seja preparada de forma mais saudável é que os preparos sejam em sua maioria assados e cozidos. De acordo com Pereira, isso traz vantagens para o consumo, que se torna mais nutritivo. “Os alimentos assados, a vantagem dessa técnica, é que como não utilizamos água, nem gordura, os nutrientes e sabor dos alimentos são preservados. Por isso iremos aprender com esse curso a preparar os alimentos, em sua maioria, de forma assada ou cozida”, explicou ela.

Para mais informações sobre o curso, incluindo a taxa de inscrição com valor diferenciado para industriários e seus dependentes, os interessados devem ligar para os números (92) 3238-9706/ 3216-1013 ou pelo e-mail educaçã[email protected]

Artigo anteriorForagido da justiça tenta matar o próprio irmão no Jorge Teixeira
Próximo artigoCaçamba destrói parte de ponte na AM-352 e prejudica comunitários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui