A Secretária Estadual do Trabalho, Francinete Lima, esteve na quarta edição da “Expocatadores 2013”, para assinar convênio no valor de R$ 7 Milhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para promover a Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis por meio do trabalho, gerando renda e fortalecendo os empreendimentos solidários de catadores no Amazonas.
O evento aconteceu no Parque Anhembi – Centro de Exposições, em Santana, em São Paulo e reuniu cerca de 3 mil catadores de 26 estados brasileiros e 14 países da América Latina e Caribe, Ásia, África e Europa, além de quatro mil visitantes diários.
A secretária Francinete Lima disse que o Amazonas, São Paulo e Minas Gerais foram os únicos a serem convidados pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a assinarem o convênio no ato da cerimônia. Outros 26 Estados também foram contemplados com recursos, mas com a assinatura dos convênios posterior à solenidade.
Francinete e o Secretário Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, Paul Singer, assinaram juntos o convênio de R$ 7 Milhões. Logo após, a secretária esteve com a presidente Dilma Roussef, com quem manteve um breve diálogo sobre o desenvolvimento do projeto no Estado.