Tony faz balanço parlamentar e destaca Universidade Rural

Deputado Tony Medeiros em meio à comunidade/Foto: Divulgação

Deputado Tony Medeiros em meio à comunidade/Foto: Divulgação

Tony Medeiros(D) e a implantação do Hospital Veterinário/AM

O deputado estadual Tony Medeiros fez o balanço das atividades parlamentares de 2013 e disse que o ano foi de desafios e de muito trabalho, com mais de 20 municípios visitados.

Ele explicou que muitos projetos foram aprovados e outros estão em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas, com previsão de serem analisados no início de 2014.

Como conquistas, o deputado destacou o projeto de criação da Universidade Rural da UEA, que vai levar cursos de graduação aos estudantes da zona rural do Amazonas. Segundo Tony, o projeto foi avaliado pelo reitor da UEA, Cleinaudo Barros, que garantiu que Universidade Rural será levada a mais de 30 comunidades rurais em 13 municípios, beneficiando mais de 1,2 mil estudantes. A previsão é que a Universidade Rural comece a funcionar já em 2014.

Outra conquista foi a inclusão da verba de R$ 1 milhão ao Orçamento da União para construção do Hospital Público Veterinário do Amazonas. A ação teve o apoio do deputado federal Henrique Oliveira, que também defende o projeto. O hospital irá funcionar junto ao Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam) e atenderá principalmente animais domésticos de famílias carentes.

Na área do fornecimento de energia elétrica, Tony Medeiros destacou a aprovação do Ministério de Minas e Energia para levar o Linhão de Tucuruí aos municípios da margem direita do rio Amazonas. Sem a intervenção de Tony Medeiros, o Linhão só levaria energia elétrica às cidades da margem esquerda. “Em 2014, as cidades de Parintins, Maués, Urucurituba, Barreirinha e várias outras, finalmente terão energia elétrica e confiável. Chega dos apagões!”, destacou o deputado.

Mais Saúde para moradores do interior

Na área da Saúde, Tony Medeiros apresentou vários projetos e requerimentos ao governador Omar Aziz. Entre eles está o que pede a criação, no interior do Estado, de hospitais especializados no tratamento do câncer. Segundo o deputado, a ideia é descentralizar o atendimento que só acontece em Manaus. “A proposta é criarmos hospitais do câncer em municípios polos, como Itacoatiara, Tabatinga e Parintins, enquanto que os casos mais graves iriam para Manaus”, explicou Tony.

Ainda na área da Saúde, o deputado encaminhou ao Governo do Estado a proposta de criação de UTIs neonatais nos municípios polos de cada região. “A falta de UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) para cuidado de recém nascidos no interior é grave e necessita urgente de uma solução”, declarou o deputado. O próximo passo, disse Tony, é construir UTIs neonatais em todos os municípios do interior.

Criação de municípios

Na Comissão de Assuntos Municipais, Defesa Civil e Habitação da Aleam, da qual Tony Medeiros é presidente, foram realizadas reuniões na capital e interior. A Comissão é a responsável por orientar as comunidades e distritos do Amazonas interessados em virar municípios.

Tony Medeiros disse que existem 45 comunidades na capital e interior interessadas na municipalização, e que a Comissão de Assuntos Municipais está acompanhando e orientando os moradores dessas localidades.

“Por enquanto, a criação de municípios em todos País não está autorizada, mesmo assim, nosso trabalho é orientar os moradores sobre o processo de municipalização”, explicou Tony. “Acredito que em breve as Assembleias Estaduais terão de volta a missão de criar municípios, daí as comunidades estarão prontas para solicitar a emancipação”, planeja Tony.

Entre as localidades visitadas pela Comissão em 2013 estão Canumã e Axinim (Borba), Cacau Pirêra (Iranduba), Vila do Puraquequara (Manaus), comunidade rural Mainã (Manaus), Purupuru (Careiro Castanho), Açuanópolis (Canutama), Balbina (Presidente Figueiredo), Itapeaçu (Urucurituba) e Vila do Puraquequara (Manaus).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui