Simpatias e superstições movimentam o comércio no fim do ano

Foto: Reprodução / G1

Nesses últimos dias antes da virada, simpatias e superstições movimentam o comércio. É que todo mundo quer entrar em 2020 com o pé direito.

Tem de tudo para quem acredita no poder das simpatias. “Arruda, tipi, aroeira, pião roxo, quarana, espada de ogum”, diz a comerciante Fátima Segundo.

É o paraíso para quem adora um ritual de fim de ano. “Eu venho em busca de ervas medicinais, para tomar um banho. Sempre é bom, né? Descarrego, energias positivas”, conta o pintor Jorge Michel Santos.

“Aqui tem muita coisa que vai servir, sim. Arruda e umas folhinhas para deixar tudo para trás”, diz o aposentado Benedito Soares.

Podem chamar de crendice, de superstição. De fato, não há nenhuma comprovação científica, mas os comerciantes do Mercado de Aracaju afirmam com base na movimentação dessa época do ano que as simpatias funcionam, sim. Uma em especial é a mais famosa: o kit amor.

Foto: Reprodução / G1

A fórmula inclui sal grosso colorido e perfumes, que, pelas embalagens, prometem.

“Pega três tipos desses sais e põe na água. Toma seu banho do pescoço para baixo e depois pode usar um como colônia e um outro como perfume”, explica uma comerciante.

Mas não basta apenas querer. É preciso investimento nesse mercado da sorte.

“Caro, né? Como é que a gente vai conseguir? Tem que investir para ter retorno”, diz uma consumidora.

Os vendedores agradecem. O movimento chega a dobrar nesta época do ano. “Não tem negócio de crise não”, diz um comerciante.

E, no que depender das simpatias, 2020 vai ser de fartura, pelo menos para os comerciantes.

“Tudo o que eu tenho aqui é para atrair coisas boas”, afirma o comerciante José Reis de Jesus Filho.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui