Os diretores e trabalhadores dos Transportes Especial, o Sindespecial, passaram algumas campanhas eleitorais trabalhando para eleger representantes de categorias profissionais próximas a eles e, outras nem tão próximas assim, sem nunca ter colocado um nome na disputa para a Câmara de Vereadores de Manaus (CMM).
Esse tempo ficou para trás. Nas próximas eleições municipais de 2024, o Sindespecial será representado por uma eventual candidatura saída da base, das garagens, com força suficiente para ser a primeira da categoria a se eleger vereador de Manaus.
A intenção é ter um vereador que possa defender as pautas de interesses dos motoristas do Especial, Fretamento, Escolar e funcionários das garagens.
Essa é a intenção do presidente do Sindespecial, William Enock, que defende a proposta de que cada categoria deve ter o seu representante no parlamento municipal. “Hoje, os Rodoviários tem o seu representante, a Construção Civil tem o seu vereador, os policiais também tem o seu. Agora é a vez de ter um Vereador do Especial, que possa ser a nossa voz na Câmara Municipal de Manaus”, destaca.
Enock diz ainda, que não estão decididos sobre o partido e nem o nome do pré-candidato. “Tem algumas conversas sendo costuradas”, anuncia ele.
Mas adiantou que o partido será de esquerda ou de centro-esquerda (PT, Solidariedade, PDT, Rede e, outros). “Alguns acordos estão sendo fechados”, adianta.
Conforme disse o sindicalista, o momento é de muita cautela e de busca por um nome de consenso.
Enock também fala de ‘apoios à candidatura’ a ser apresentada pelo Sindespecial. Entre eles, o do ex-deputado federal, Bôsco Saraiva, atual superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e de sindicalistas de outras categorias, que ainda não tenham seus representantes no parlamento municipal.