- Andrei Roman é CEO do Atlas Intel, único instituto que acertou o resultado do 1º turno na Argentina
O diretor-executivo da Atlas Intel, Andrei Roman, afirmou que o apoio público de Jair Bolsonaro ao candidato de ultradireita argentino Javier Milei, está causando uma perda significativa de votos para Milei.
Roman é CEO do único instituto a prever corretamente a vitória do peronista Sergio Massa no primeiro turno das eleições presidenciais na Argentina.
Peso do caótico governo bolsonarista
De acordo com reportagem do jornal O Globo, a pesquisa realizada pelo Atlas Intel indicou que o apoio de Bolsonaro não é bem-vindo na Argentina. Roman explicou que a “rejeição se dá por conta de um governo considerado caótico, principalmente no contexto da Covid-19”, destacou.
Quando questionado sobre a postura do deputado Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente que defendeu o uso de armas pelos cidadãos e teve uma entrevista interrompida em um canal de TV argentino, Roman destacou que a pauta armamentista é amplamente rejeitada no país vizinho.
Casamento gay
Roman também apontou para a dificuldade dos apoiadores brasileiros de Milei em compreender que a agenda conservadora de costumes, que muitas vezes capitaliza votos no Brasil, não tem o mesmo efeito na Argentina.
Ele ressaltou que a Argentina é consideravelmente mais progressista que o Brasil em termos de valores sociais, citando que quase 70% do eleitorado argentino apoia o casamento gay.
O CEO acrescenta que temas que são explorados pela direita evangélica no Brasil, como o conservadorismo social, não têm um público significativo na Argentina, já que esse segmento não existe no país.
A análise de Roman indica que, apesar de Milei se destacar no cenário político argentino, isso se deve principalmente à insatisfação dos argentinos com o governo atual, que cometeu erros no plano econômico, e não por conta de alinhamentos em termos de valores sociais e conservadores.
Canal Cortes 247