Sinepe-AM capacita educadores para gerir conflitos em sala de aula

Foto: Divulgação

Os conflitos fazem parte da rotina escolar e exigem dos educadores inteligência emocional para geri-los. Entretanto, a raiz do problema pode estar em outro ambiente. “A falta de socialização entre a família é a principal causa desses conflitos”, apontou a doutora em ciência da educação, Maria do Socorro Gomes, que será a palestrante da Oficina de Gestão de Conflitos, que será promovida pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM), no dia 30, das 8h às 18h, no auditório do La Salle, localizado na avenida Dom Pedro, 151, no Dom Pedro.


A especialista explica que a falta de atenção e diálogo das famílias acarreta problemas para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. “É preciso ouvi-las com atenção, instigá-las, perguntar os seus interesses, ouvir o que acontece com elas e como elas se sentem a respeito”, apontou Maria do Socorro.

E o resultado da falta de interação pode levar a comportamentos agressivos, intolerantes, apáticos e de baixa autoestima, que geram conflitos no ambiente escolar e pedem a mediação de professores, orientadores e coordenadores, que precisam resolver brigas entre colegas, casos de bullying e desacertos por meio de ações que ajudam a trabalhar as habilidades socioemocionais dos alunos.

Foto: Divulgação

“Muitos educadores não sabem como lidar com o bullying e outras formas de violência, mas é tendo empatia e entendimento da pluralidade de inteligências, opiniões e culturas, que podem ajudar a prevenir ações agressivas por parte dos alunos na escola”, aponta a palestrante da Oficina de Gestão de Conflitos.

Ações educativas e no cotidiano escolar, como programas de prevenção ao bullying, atividades para trabalhar a tolerância e a solidariedade, incentivar a falar sobre as suas emoções e dar feedback sobre o desempenho do aluno estão entre as iniciativas que podem ser aplicadas pelos professores e melhorarem o convívio na sala de aula.

Os professores e gestores interessados em participar da Oficina de Gestão de Conflitos devem entrar em contato com o Sinepe-AM, através dos telefones (92) 3631-8446 / 9 9114-2865. O investimento é R$ 70 para associados e, R$ 100, para os que não são associados ao sindicato.

Artigo anteriorSobe para 28 o número de mortos por H1N1 no Amazonas
Próximo artigoForça-tarefa da Lava Jato prende Michel Temer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui