Sinepe-AM divulga os vencedores do VI Concurso de Redação

Ppresidente do Sinepe-AM, Elaine Saldanha/Foto: Divulgação

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Amazonas (Sinepe-AM) acaba de anunciar os nove vencedores do “VI Concurso de Redação”. Neste ano, o tema da competição foi “Os Jovens e o Mercado de Trabalho” e contribuiu para a reflexão dos estudantes com relação à escolha da profissão. Cerca de 120 alunos, de 11 instituições associadas ao sindicato, participaram do concurso, que contou com as categorias Conto, Poesia e Dissertação. A premiação está prevista para acontecer na última semana do mês de novembro.

Segundo a presidente do Sinepe-AM, Elaine Saldanha, coerência, ortografia, pontuação e estética foram alguns dos itens avaliados pela Comissão Julgadora do concurso. “O objetivo não visava somente estimular a escrita ou a leitura, mas, principalmente, a criatividade e a habilidade de adaptar a história lida aos critérios da competição”, comenta a gestora.

Além disso, Elaine ainda destaca que, com a proximidade das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais vestibulares, o Concurso de Redação também contribuiu para a reflexão sobre um dos maiores dilemas da juventude, que é o ingresso no mercado de trabalho.

Ppresidente do Sinepe-AM, Elaine Saldanha/Foto: Divulgação

O concurso foi voltado para estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Para os alunos do 4º ao 9º do Ensino Fundamental, foi aplicado o gênero textual conto e/ou poesia – sendo possível concorrer com um texto em cada um dos gêneros. Já os estudantes do Ensino Médio apenas concorreram com uma dissertação argumentativa.

Vencedores
Na categoria Poesia: Em primeiro lugar, a aluna Maria Luiza Urtiga de Freitas, do Colégio La Salle; Em segundo, a aluna Ana Carolina de Souza Araujo Oliveira, do Centro Educacional Batista Passo a Passo; E, em terceiro, a aluna Gabriela Oliveira Leão, do Colégio La Salle.

Na categoria Conto: Em primeiro lugar, o aluno Gustavo Cabral Noronha, do Instituto Educacional Professor Denizard Rivail; Em segundo, a aluna Nicolly Nellyanne Beleza Albuquerque, do Instituto Educacional Professor Denizard Rivail; E, em terceiro, a aluna Lindsey da Silva e Silva, do Centro Educacional Batista Passo a Passo.

Na categoria Dissertação: Em primeiro lugar, o aluno Lucas de Oliveira Carvalho, da Fundação Matias Machline; Em segundo, o aluno Gustavo Assi Alencar, do Colégio Martha Falcão; E, em terceiro, a aluna Mariana Bezerra Campos, da Associação para o Desenvolvimento Coesivo da Amazônia (ADCAM).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui