SSP-AM melhora sistema tecnológico para identificar veículos clonados

Foto: Divulgação/SSP-AM

Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) fez melhorias em seu sistema tecnológico para facilitar a identificação de veículos clonados. As atualizações no Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) incluíram, ainda, novos mecanismos para a recuperação de celulares roubados e a possibilidade de pessoas transexuais e travestis fazerem registros de Boletim de Ocorrência com o nome social.


As mudanças no Sisp possibilitam aos policiais, nas ruas, o acesso ao Dual do automóvel, ou seja, o certificado de porte obrigatório para circulação que comprova o licenciamento anual, que revela a numeração do documento oficial. O chefe do Departamento de Tecnologia (Detec), delegado Bruno Hitotuzi, explica que a nova medida busca facilitar a identificação de carros clonados.

Foto: Divulgação/SSP-AM

Além do Dual, o novo sistema possibilita também comprovar a numeração de outras peças do veículo. “Agora, permite verificar o número do motor, do chassi, do lacre. Todos esses registros têm que bater. Essas informações estão disponíveis para os policiais”, salientou.

Clonagem – Após o roubo, há o processo de clonagem, afirma o delegado Hitotuzi. Com isso, o criminoso responsável pelo delito cria uma espécie de cópia do carro para que ele seja usado ilegalmente. “Ficam dois carros com a mesma placa, cor, modelo, ano, circulando pela cidade”.

A clonagem permite que o criminoso use o carro sem ter que arcar com as contas que o dono paga. “A pessoa dona do carro original fica pagando o IPVA, o documento do veículo, enquanto o ‘clonador’, fica circulando com o carro como se fosse legal, porque tem alguém pagando IPVA por ela”.

O delegado ressalta que o processo de identificação de veículos clonados é muito difícil. “Praticamente é preciso desmontar o carro”, disse. No entanto, ele ressalta que, graças ao novo sistema, a expectativa é superar os números de recuperação do ano passado. “Em 2020, a premissa é ter muita recuperação de veículos roubados e combater esse tipo de crime chegando ao ponto de reduzir a índices mínimos”.

 

Artigo anteriorPrefeitura de Borba gastou meio milhão de reais com merenda escolar
Próximo artigoPolícia detém integrantes de facção criminosa com materiais ilícitos em Coari

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui