Situação dos índios no AM é apresentada por Lideranças aos deputados na ALEAM

Deputado Sidney leite(C) com líderes indígenas na Aleam/Foto: RubilarSantos
Deputado Sidney leite(C) com líderes indígenas na Aleam/Foto: RubilarSantos
Deputado Sidney leite(C) com líderes indígenas na Aleam/Foto: RubilarSantos

Grupos apoiadores da causa indígena, fizeram um panorama da situação indígena no Amazonas, durante uma Cessão de Tempo proposta pelo deputado estadual Sidney Leite (Pros), na manhã de hoje (22), na Assembleia Legislativa (Aleam), pela passagem do Dia do Índio.

Entre os grupos participantes, estavam Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), Fundação Nacional do Índio no Amazonas (Funai-AM), Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc), Fundação Tupana-Suri, Federação dos Indígenas do Rio Negro e Associação dos Povos Indígenas do Amazonas.


O deputado Sidney Leite abriu o debate enumerando as principais dificuldades enfrentadas pelos indígenas, por conta de algumas leis. “Da forma que está a legislação, o indígena não tem direito a saneamento básico, nem a políticas públicas adequadas, acumulando lutas históricas de inúmeras lideranças indígenas”, declarou.

Os deputados Luiz Castro (PPS) e José Ricardo (PT) apontaram a importância de os grupos indígenas terem suas representações no parlamento estadual e federal, com um indígena que garantisse a defesa dos direitos dos índios.

O representante da Associação dos Povos Indígenas do Amazonas, José Augusto Alves, o “Cacique Miranda”, citou algumas das inúmeras dificuldades vivenciadas pelos indígenas como a falta de medicamentos e o difícil acesso à educação. “O repasse de verbas federais que chega até as comunidades é mínimo, insuficiente para fazer benfeitorias. Nada podemos fazer com os recursos que chegam até nós”, afirmou, apontando o difícil acesso à educação como um entrave para que os indígenas ingressem na política.

Artigo anteriorCitricultura no Amazonas é tema de reunião técnica, em Manaus
Próximo artigoPSDB define 14 de junho como data da convenção para oficializar Aécio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui