Susam abre sindicância para apurar conduta de enfermeiros em unidades de saúde

Foto: Reprodução

Uma sindicância vai apurar situações adversas registradas nos plantões de enfermagem da empresa Manaós Serviços de Saúde Ltda. nas UTIs do Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam) e do Hospital Infantil Dr. Fajardo. Desde o último dia 18, o cronograma de substituição do Instituto dos Enfermeiros Intensivistas do Amazonas (Ieti) pela Manaós está suspenso pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam.

A secretaria afirma que desde o dia 11 de fevereiro, quando iniciou o cronograma de substituição, vem recebendo relatórios com denúncias registradas nos livros de ocorrência das duas unidades. Um desses eventos, relatado no dia 15 de fevereiro, trata de lesões detectadas pela equipe médica em membro superior de um paciente de seis meses internado na UTI do Icam.

O paciente veio a óbito na manhã desta quarta-feira (26), na UTI daquela unidade, por infecção generalizada decorrente da complicação de seu quadro clínico, que era gravíssimo, desde sua admissão em agosto do ano passado. Conforme a direção do Icam, todos os esforços foram empregados no tratamento do paciente enquanto este esteve internado no hospital e não há como fazer relação entre a causa da morte e o fato anterior.

A Susam lamenta o falecimento da criança e informa que está prestando assistência psicossocial à família. A secretaria ressalta que, diante de liminar do TJ-AM para cumprimento de mandado de segurança impetrado pela Manaós, para ser executado em cinco dias, a Secretaria de Atenção Especializada da Capital (SEA Capital) recomendou o cumprimento da decisão através de transição gradual a partir de um cronograma pré-estabelecido devido à complexidade do objeto, e do necessário monitoramento pelas áreas técnicas.

A Susam informa que o Ieti continua a prestar os serviços nas 13 unidades até novas medidas administrativas com base nos resultados da sindicância já instaurada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui