Transformação e modernização do atendimento ao cliente na economia digital

Prática é prioridade para empresas que buscam bons relacionamentos com os consumidores - Foto: Divulgação/iStock

Com ambientes completamentes digitalizados, a forma como as empresas atendem seus clientes fica cada vez mais em foco. Esse serviço pode ser o caminho para criar boas experiências de compra e pós-compra ou para afastar de vez os consumidores.


Em uma pesquisa global realizada pela Zendesk com cerca de 2.600 empresas de médio porte e 600 líderes de atendimento ao cliente, foi possível analisar as cinco principais falhas no processo que podem manchar a imagem do negócio. O levantamento também mostra que essas empresas são mais propensas a adotar o método omnichannel em busca de melhores resultados nos atendimentos.

Veja as cinco principais lacunas:

1. Apenas um canal de contato

De acordo com a pesquisa, 85% dos consumidores buscam outro canal de atendimento quando há lentidão na resposta em um deles. No entanto, metade dos líderes afirmam que suas equipes ainda dependem de e-mails compartilhados para acompanhar as demandas que recebem e apenas 35% possuem abordagem omnichannel, um misto de softwares de atendimento especializado e outros meios de comunicação, como redes sociais e e-mails de SAC.

2. Sem autoatendimento

A Harvard Business Review mostra em um levantamento que 81% dos clientes preferem um canal de autoatendimento para sanar suas dúvidas e relatar eventuais problemas com a marca. Ainda assim, apenas 15% das empresas de médio porte possuem essa característica, mesmo que 58% delas achem vantajoso que os clientes encontrem essas respostas sozinhos.

3. Problemas com dados

Ter uma base com os dados que o cliente disponibilizou, como pedidos anteriores, preferências de compras e conteúdos, pode ser uma boa chance de melhorar os serviços oferecidos, de acordo com 67% dos líderes ouvidos. No período de um ano, 90% delas instalaram, em média, cinco aplicativos para coletar esses dados. Ainda segundo o levantamento, as empresas não adicionaram informações como redes sociais e faturamento, por exemplo.

4. Demora na resposta

Apesar de 87% dos líderes acharem importante que os questionamentos dos clientes sejam respondidos com rapidez e eficácia, 46% das equipes de suporte levam mais de oito horas para responder às solicitações dos consumidores.

5. Lentidão no omnichannel

O omnichannel é a convergência entre diversos canais de comunicação das empresas. Com o estudo, é possível verificar que as companhias de médio porte que prestam serviços de atendimento a outras empresas são as mais lentas no momento de disponibilizar essa integração. Elas possuem 20% a menos de chance do que as empresas que são voltadas diretamente ao consumidor final, por exemplo.

Artigo anteriorTorcedores do Fast e São Raimundo entram em confronto antes da partida
Próximo artigoExpedição científica registra população de botos na bacia do rio Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui