Transparência das eleições foi confirmada por entidades internacionais

Foto: Recorte

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também contou com o trabalho de Missões de Observação Eleitoral (MOE) internacionais e nacionais, que, com o ponto de vista de outras culturas e vivências democráticas, puderam contribuir para a democracia brasileira, indicando os pontos em que o nosso processo eleitoral pode ser aprimorado. Em regra, nos relatórios finais, as entidades que vieram ao Brasil acompanhar as Eleições 2022 confirmaram que o sistema de votação é seguro e auditável, que as eleições ocorreram de forma transparente e tranquila e que o povo brasileiro deposita grande confiança na urna eletrônica.


A preocupação com a transparência não se limitou às entidades públicas e privadas internacionais e nacionais, que acompanharam toda a preparação e a realização das eleições. Os principais atores políticos nesse momento histórico, as eleitoras e os eleitores brasileiros, não foram esquecidos. Foi pensando neles que o TSE determinou, ainda em dezembro de 2021, que o horário de votação em todo o país seguiria o fuso horário de Brasília. Isso permitiu que as urnas fossem encerradas à mesma hora e, assim, todo o processo da totalização poderia ocorrer publicamente, desde os primeiros votos até a finalização.

Assim, os 156.454.011 eleitores nos 5.570 municípios do Brasil e em diversas localidades do exterior puderam acompanhar, por meio da internet, de aplicativos da Justiça Eleitoral e da mídia credenciada, a totalização dos mais de 123 milhões de votos depositados nas 472.075 urnas eletrônicas. Cerca de 75,5% do eleitorado total (118.151.926) votaram com identificação biométrica.

Artigo anteriorMorador de rua é assassinado a facadas no Tancredo Neves
Próximo artigoPrefeito de Manaus decreta luto oficial pela morte de Pelé

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui