Vacina contra febre aftosa chega a 21 municípios do Amazonas

Foto: Divulgação / Adaf

Pecuaristas de 21 municípios do Amazonas deverão vacinar o rebanho contra a febre aftosa a partir desta quarta-feira, 1º de maio. A campanha “Amazonas Sem Febre Aftosa”, coordenada pelo Governo do Amazonas, por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), órgão integrante do Sistema Sepror, faz parte das ações de Defesa Sanitária Animal para promover a erradicação da doença em todo o estado, de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Mais de 600 mil animais deverão ser imunizados. De acordo com a Adaf, conforme o calendário oficial do estado, por meio da Portaria 171/2018, todos os bovinos e bubalinos deverão ser vacinados nesta etapa contra a doença, com exceção dos municípios de Boca do Acre e Guajará, que vacinarão animais até 24 meses.

“Apesar do estado possuir o status sanitário de livre de febre aftosa com vacinação, reforçamos o índice vacinal, que deverá ser superior a 80% de animais imunizados”, comentou a coordenadora estadual da Adaf do PNEFA, Joelma Silva.

Foto: Divulgação / Adaf

A campanha dos 21 municípios abrange: Apuí, Barcelos, Canutama, Carauari, Eirunepé, Envira, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Juruá, Lábrea, Manicoré, Novo Airão, Novo Aripuanã, Pauini, Presidente Figueiredo, Santa Isabel do Rio Negro, Guajará, Boca do Acre, São Gabriel da Cachoeira e Tapauá.

A estimativa da Adaf é imunizar 640.680 mil cabeças de gado. Em 2018, o Amazonas atingiu um índice vacinal de mais de 98% do rebanho vacinado.

As doses da vacina poderão ser adquiridas até o dia 31 de maio em casas agropecuárias credenciadas pela Adaf ou nos escritórios do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam). O preço é de R$ 1,90 a R$ 2,10 por dose (2 ml).

Após a vacinação, o produtor rural deverá notificar a agência até o dia de 15 de junho que imunizou seu rebanho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui