Vacinas contra a febre aftosa são encaminhadas ao interior do AM

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) recebeu 250 mil doses de vacina contra a febre aftosa. As doses estão sendo encaminhadas para 29 municípios que participam da primeira fase da campanha de vacinação contra febre aftosa em 2020. O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), lançou oficialmente a campanha “Amazonas sem Febre Aftosa”, no dia 14 deste mês, no município de Autazes.


A campanha de vacinação no Amazonas é dividida em duas etapas. Em 41 municípios que compõem as Calhas dos Rios Amazonas e Solimões, serão vacinados bovinos e bubalinos nos períodos de 15 de março a 30 de abril e de 15 de julho a 31 de agosto. Nos demais 21 municípios, nas Calhas dos Rios Negro, Madeira e no sul do Amazonas, o calendário de vacinação ocorre nos meses de maio e novembro.

Segundo a Gerência de Produção Animal do Idam, coordenada pelo engenheiro agrônomo Sebastião Mendonça, o Amazonas conta com um rebanho de mais de 1,5 milhão de animais. Em 2019, na primeira etapa da campanha, mais de um milhão de animais foram imunizados contra febre aftosa, o que equivale a 97,22% de todo o rebanho bovino e bubalino amazonense.

Vale destacar que o produtor rural é responsável pela vacinação do seu rebanho, devendo adquirir a vacina nas unidades locais do Idam ou em uma revenda cadastrada pela Adaf, dentro do prazo da etapa. Após a etapa de vacinação, o produtor deve declarar seu rebanho vacinado junto à Adaf ou ao Idam.

Considerando a ocorrência mundial do novo coronavírus, o Idam deve seguir todas as recomendações preventivas orientadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e governos federal e estadual. A campanha prosseguirá normalmente, por ser considerada uma atividade essencial de defesa agropecuária relacionada à sanidade animal e econômica.

Artigo anteriorGovernador Joao Dória é ameaçado de morte, sua casa está cercada
Próximo artigoCadáver é encontrado boiando na Cachoeira Alta no Tarumã

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui