
O secretário geral da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Jérôme Valcke, e o secretário executivo do Ministério do Esporte (ME), Luís Fernandes, elogiaram o desempenho do Governo do Amazonas e da Prefeitura de Manaus na preparação de Manaus como um das 12 cidades-sede que receberá jogos do Mundial em junho deste ano.
A avaliação foi feita hoje, domingo (14), durante visita técnica à Arena da Amazônia e ao complexo da Ponta Negra pela FIFA, Ministério do Esporte e Comitê Organizador Local (COL).
O vice-governador do Estado, José Melo, e o prefeito de Manaus, Arthur Neto, acompanharam a visita da comitiva. Melo disse que a avaliação positiva se deve a um grande esforço e parceria entre o Governo do Estado com a Prefeitura. “A FIFA reconheceu que não há nenhuma preocupação com a Copa aqui em Manaus. Nós, Estado e Prefeitura e Governo Federal, cumprimos tudo o que foi acordado com eles”, comentou José Melo, após receber elogios do secretário executivo do ME de que a obra da Arena da Amazônia é surpreendente.
Em coletiva de imprensa, Jérôme Valcke e Luís Fernandes disseram que estão satisfeitos com o andamento dos preparativos de Manaus como cidade-sede. Para Jérôme não há mais dúvidas que Manaus executará os jogos da Copa com sucesso. “Manaus tem um estádio muito bonito e que vai acolher um dos principais jogos na primeira semana da Copa do Mundo, e eu sinto que a cidade está, sim, preparada para este grande jogo que é Itália contra Inglaterra”, comentou o secretário geral da FIFA.
Para Luís Fernandes, que também esteve semana passada em Manaus discutindo junto à cúpula da Segurança Pública o plano operacional de segurança para a Copa, Manaus é um orgulho para o Brasil. “Esse estádio é uma joia encrustada no coração da Amazônia sobre a qual durante o decorrer de preparação para os jogos predominaram dúvida e ceticismo” disse, acrescentando que a Arena da Amazônia atende perfeitamente a demanda de arena multiuso.
As obras da Arena estão 97% concluídas. A previsão é que os 3% sejam finalizados nos próximos 20 dias. A partir daí será divulgada a data de inauguração e evento teste da Arena.
Potencial turístico – A visibilidade da região foi outro ponto que recebeu destaque entre os membros da comitiva. A questão foi levantada pelo vice-governador, José Melo, que apontou o Estado como uma potencial rota de turismo a partir dos jogos realizados em Manaus. “Graças às grandes seleções que virão a Manaus, nós teremos os olhos do mundo voltado para a nossa cidade. Essa é uma oportunidade de mostrar que temos uma beleza natural exuberante”, comentou.
Segurança Integrada na passagem da comitiva da FIFA – A passagem da comitiva da FIFA, COL e do Ministério do Esporte por Manaus serviu de teste para aplicação de um modelo de escolta e monitoramento de segurança atendendo o padrão FIFA. A ação contou com a participação dos coordenadores dos grupos temáticos da Copa do Mundo como Manaustrans, Polícia Militar, Polícia Civil, Gabinete de Gestão Integrada (GGI), Corregedoria-Geral, Corpo de Bombeiros, Departamento de Polícia Técnico-Científico e Polícia Federal.
Os trabalhos começaram às 07h00 da manhã com a varredura e inspeção dos veículos que transportaram a comitiva da FIFA, no Comando de Policiamento Especializado (CPE), no Dom Pedro. Foram montados esquemas especiais desde o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, passando pela Ponta Negra até a Arena da Amazônia. O plano de segurança teve ainda ações no trânsito, o policiamento ostensivo no percurso e na arena, a presença do aparato de socorro e saúde, prevenção e combate a sinistros, força especial de pronta-resposta, operações especiais antibombas e ação articulada com segurança privada na área interna do estádio.
O secretário-adjunto de Segurança Pública para Grandes Eventos, coronel PM Dan Câmara, explicou que todas as atividades foram acompanhadas diretamente do CICC-R, inclusive com o uso de câmeras e membros dos grupos acompanhando o trabalho da comitiva da FIFA. “Foi mais um exercício daquilo que vamos praticar durante os jogos da Copa em Manaus. O plano foi exitoso e pudemos testar os procedimentos de segurança integrada do desembarque ao embarque da comitiva sem nenhum incidente”, disse Dan Câmara.