
O Parque Estadual Samaúma, localizado na Cidade Nova, Zona Norte, foi alvo de um de ataque de vandalismo sem precedentes na madrugada de hoje, domingo (19).
Um grupo de vândalos invadiu o parque e promoveu pichação, destruição de móveis e objetos e praticamente destruiu por completo a Biblioteca inaugurada no ano passado.
Um dos alvos das cenas de vandalismo foi o centro de convivência que teve os muros pichados com frases. Uma delas estava escrita:”Vida Loka em plena madrugada” e “Cadê o vigia?”.
A biblioteca foi o local mais atingido. Todas as janelas foram quebradas, livros rasgados e material didático destruído e jogados por toda a área do parque.
Nas demais dependências os vândalos deixaram um rasto de destruição jogando cestos, cadeiras, mesas e até um freezer pelo caminho.
O Parque Estadual Samaúma foi criado no ano de 2003, possui 51 hectares e é a primeira Unidade de Conservação Estadual localizada na área urbana da cidade. A área abriga a nascente da Bacia do Igarapé do Mindu, bem como árvores e animais em risco de extinção e é utilizado principalmente para a realização de atividades de recreação e de educação ambiental promovidas pela comunidade.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) informou que um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado no 6º DIP e que o parque está sendo cercado e medidas de segurança sendo tomadas para evitar novos ataques ao local.