Veja o que fazer em caso de roubo de celular

Rastrear smartphone, consultar IMEI e fazer um B.O. são as primeiras providências/Foto: Divulgação

Pelo menos 47% dos brasileiros já tiveram os celulares roubados no Brasil, de acordo com a pesquisa da Mobile Time/Opinion Box, realizada com 2.532 participantes. Nestes casos, a primeira medida é localizar o aparelho, através de aplicativos como o “Buscar”, para os usuários de iOS, e o “Encontre meu dispositivo”, para os smartphones com sistema Android.

Se a tentativa de localização falhar, o bloqueio do celular através do IMEI junto às operadoras é necessário. A sequência numérica pode ser adquirida ao digitar *#6# no aparelho ou na caixa do produto. Ter esse número também ajuda no momento de registrar um boletim de ocorrência, que deve ser feito o quanto antes, já que ele irá ajudar o dono de algum possível crime cometido com o smartphone.

Os cidadãos podem procurar a delegacia mais próxima ou fazer pela internet, por meio das delegacias virtuais. Esse passo é importante para acionar o seguro de celular, caso a vítima tenha o serviço contratado.

Por último, mas tão importante quanto as demais providências, é essencial desconectar as contas que estavam cadastradas no aparelho, para evitar eventuais problemas. Com o avanço da tecnologia, os aparelhos carregam muito mais do que fotos e números de telefones. Normalmente, as pessoas têm aplicativos de bancos – físicos e virtuais – instalados, além de redes sociais, documentos e contatos importantes.

Veja como se desconectar das contas.

Buscadores

Os mesmos aplicativos que localizam o aparelho podem apagar todos os dados remotamente. O “Buscar” e o “Encontre meu dispositivo” não precisam ser baixados, pois já estão nos celulares na configuração de fábrica. Com eles, é possível ver onde o aparelho está, emitir sinal sonoro, enviar mensagens que serão mostradas diretamente na tela do dispositivo e apagar os dados. O “Buscar” encontra o iPhone mesmo que esteja desligado e sem conexão com a internet.

Google

Desconectar o aparelho da sua conta do Google é simples. Basta entrar na conta pelo computador e clicar em “Segurança”. Na seção, há a opção “Gerenciar Dispositivos”, que dará a lista de locais onde sua conta está logada. Quando localizar o aparelho que deseja retirar, aperte nos três pontinhos posicionados à direita e clique em “Sair”.

iCloud

As pessoas que utilizam iPhone precisam desconectar do ID Apple, através do iCloud. Assim que logar na conta, a opção “Ajustes” e depois “Meus dispositivos” dará a lista dos aparelhos vinculados e, assim, será possível excluí-los.

Demais aplicativos

O WhatsApp possui um canal para bloqueio temporário de linhas quando os celulares são roubados. Para isso, basta enviar um e-mail para o suporte do aplicativo e aguardar algumas horas para que a solicitação seja atendida. Facebook, Instagram e Twitter seguem a mesma linha – nas configurações, é possível retirar o acesso dos dispositivos.

Em caso de roubo, é essencial trocar todas as senhas utilizadas depois de desconectar as contas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui