Venezuela fica a mercê da economia americana, afirma economista

Foto: Divulgação

O números de imigrantes saindo da Venezuela e indo para o Norte do Brasil cresceu significativamente nos últimos meses. Muitos venezuelanos vem deixando seus lares desde que a crise se agravou, movida após a morte de Hugo Chávez, que era o atual no cargo de presidência, e Nicolás Maduro assumiu o poder do país. Em 2017 a tensão se aprofundou, o que resultou em muitospreços de produtos sofrendo modificações, que dificultava ainda mais a convivência por lá.

Para o Economista e Especialista em Relações Internacionais, Pedro Coelho Afonso, o problema do país é mais econômico do que político. “O simples fato de cortar cinco zeros da moeda local não dá respaldo algum. Não é possível ver resultado de curto, médio e longo prazo neste pacote de medidas que entrou em vigor, enquanto a questão política não for resolvida”, explica Pedro Coelho. Para ir em busca da confiança perdida junto dos investidores, será necessário dar fim ao intervencionismo do Estado na economia local. Um dos pontos críticos deste pacote é a espécie da dolarização da moeda venezuelana, que passou a ser lastreada pelo Petro, uma criptomoeda que é calculada com base no preço do petróleo no mercado internacional.

Foto: Divulgação

“A economia da Venezuela não tem recursos e nem reservas para lastrear a Petro. Mesmo sendo rica em petróleo, o país acaba por ficar à mercê da economia americana, que é infinitamente maior”, ressalta Coelho. O pacote que entrou em vigor lembra também fortemente o que já ocorreu no Brasil, quando ocorreram mudanças de moeda e hiperinflações. Portanto, com as medidas que vem sendo tomadas, o atual Presidente Nicolás Maduro não será capaz de resolver os alarmantes problemas econômicos.

Sobre – Pedro Coelho Afonso

Economista e graduado em relações internacionais Pedro Afonso possui mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro, passando por grandes instituições, sempre na área de gestão de investimentos, como o Banco Santander, Rio Bravo e Nest Asset Management. Especialista em investimentos, Pedro Afonso procura mostrar de forma simples todos os produtos disponíveis hoje no mercado financeiro e traçar a melhor estratégia de diversificação para cada perfil de investidor, sempre focando em preservar o seu capital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui