Vereador Chico do Belo toma posse como prefeito de Anamã nesta terça (22)

Chico do Belo (PMN) presidente da Câmara assume interinamente - Foto: Divulgação

O juiz da 6ª Zona Eleitoral, Igor Caminha Jorge determinou o afastamento do prefeito “ficha suja” de Anamã, Raimundo Pinheiro da Silva, o Raimundo Chicó ( PMDB), do cargo. O comunicado foi feito na manhã desta segunda-feira (21/05). Em ofício encaminhado a presidência da Câmara Municipal, o magistrado determinou a posse imediata do presidente da casa legislativa anamaense, Francisco Nunes Bastos, o Chico do Belo (PMN), até a realização de novas eleições municipais naquele município.


Por meio da sua assessoria, o vereador Chico do Belo disse que a câmara municipal está preparando uma solenidade de posse do prefeito interino de Anamã que deve acontecer na tarde desta terça-feira (22).

ENTENDA O CASO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou por unanimidade, na manhã da quinta-feira, 19 de Abril, a liminar que mantinha Raimundo Pinheiro da Silva (PMDB), o Raimundo Chicó, como prefeito do município de Anamã( AM).O candidato concorreu com o registro indeferido, com recurso aguardando julgamento definitivo pela Justiça Eleitoral. Ele recebeu 3.167 votos, o que equivale a 55,37% dos votos dados aos candidatos a prefeito no pleito de 2016.

Raimundo Chicó (MDB) cassado pelo TSE – Foto: Divulgação

Cassação da liminar

A cassação da liminar de Raimundo Chicó no TSE foi por unanimidade. Ele havia sido cassado em 2010, quando também ocupava o cargo de prefeito de Anamã.

O Plenário do TSE entendeu que Raimundo Pinheiro da Silva estava inelegível por oito anos, a partir da eleição de 2008, com base na alínea “d” do inciso I do artigo 1º da Lei Complementar n° 64/1990 (Lei de Inelegibilidades), Chicó ficou inelegível a partir do dia 5 de outubro de 2008 a 5 de outubro de 2016, data esta que superou o primeiro turno das eleições de 2016 e não poderia ter concorrido ao pleito.

De acordo com Acórdão publicado dia 17 de maio, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) comunicou ao TRE-AM, o imediato afastamento de Raimundo Pinheiro da Silva (PMDB) do cargo de prefeito de Anamã. Com a decisão do TSE, quem assume o comando da administração da prefeitura interinamente é o presidente da Câmara Municipal, Francisco Nunes Bastos ( PMN), o Chico do Belo, que galga o seu 5º mandato como vereador, no último pleito ele foi eleito com 4.84% dos votos validos.

Artigo anteriorAmazonino e Arthur ‘fecham pacote’ para ganhar as eleições 2018
Próximo artigoA BR 174 está fechada em protesto contra alta dos combustíveis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui